CEARÁ

Parque Nacional de Jericoacoara

00:00 · 08.12.2016
Image-0-Artigo-2170143-1
Pedra Furada é o símbolo maior da praia cearense mais procurada pelos visitantes ( Foto: Setur/Divulgação )

É simplesmente imperdível! O Parque Nacional de Jericoacoara situa-se em áreas dos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do Ceará. Possui uma área total de 8.850 hectares e é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, sendo que sua gestão é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que mantém um escritório e uma equipe no local.

Leia também:

>>Descubra as rotas turísticas do Ceará

>>Entre o azul do céu e um mar de emoções

>>Tesouros da fé e da natureza

>>Passeio pelas areias coloridas

>>Força dos ventos impulsiona a aventura

>>Praias paradisíacas na Costa do Sol Poente

>>Ecoturismo no alto da Serra

>>Ao sabor da história, entre sítios e casarões

Os objetivos específicos do Parque Nacional de Jericoacoara são proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do uso público (visitação), educação ambiental e pesquisa científica.

O parque foi criado a partir da recategorização da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara (APA), que foi extinta no ano de 2007. A área protegida se estende a leste até a Vila do Preá e a oeste até a barra do Rio Guriú, e dentro do perímetro do Parque Nacional estão incluídos os mais diversos cenários de Jericoacoara, tal como o notável complexo de dunas móveis em formato de meia-lua, as chamadas "dunas barcanas".

Na área ecossistemas muito frágeis são protegidos de forma que, dentro de seus limites, não é permitido a construção de estradas, a caça e a pesca predatória, ou qualquer tipo de poluição. Novas construções somente são permitidas dentro da área da Vila de Jericoacoara, mas devem obedecer a algumas restrições, tais como: manter o padrão arquitetônico existente, ocupar no máximo 50% do terreno e ter no máximo dois andares, dentre outros.

O tráfego de veículos é permitido somente nas trilhas autorizadas, como a Trilha do Preá, a Trilha da Lagoa Grande e a Trilha do Mangue Seco/Guriú. Todas elas ligam as respectivas entradas do parque à vila de Jericoacoara.

É também proibido trafegar com veículos motorizados fora das trilhas ou sobre as dunas móveis. Também é proibida a circulação de veículos motorizados no morro conhecido como "Serrote" (onde se encontra o farol instalado pela Marinha) e a Praia da Malhada.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.