Turismo de aventura

Paraíso ecológico com atrações imperdíveis

Além do Lago das Cangalhas, Camocim investe na divulgação das praias e rotas do município

Os visitantes podem optar por um passeio de quadriciclo pelas dunas da região ( Fotos: Leonardo Fernandes )
00:00 · 16.08.2018
Um dos grandes atrativos do Lago das Cangalhas é o Disco Boat, bote inflável puxado por uma lancha. O equipamento tem capacidade para até 10 pessoas

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim, Ricardo Vasconcelos, conta que o Lago das Cangalhas tem tudo para se consolidar como um grande atrativo turístico do município. “É um local praticamente virgem e com muito potencial. Mas queremos desenvolver ali o turismo de aventura sem abrir mão da preservação. Estamos trabalhando para que as pessoas se conscientizem da necessidade de manter o local sempre limpo e não degradem a área”, explica.

Desde que produziu o vídeo mostrando as aventuras do “Paraíso das Águas”, divulgado na página da Prefeitura de Camocim em redes sociais, Ricardo conta que a reação foi imediata. “É um sucesso. Além do Lago das Cangalhas, nós temos praias belíssimas que ainda não foram 'descobertas'. Estamos trabalhando para que as pessoas saibam o quanto nosso litoral tem a oferecer”, comenta.

> Lago das Cangalhas: aventuras em Camocim

A proposta do secretário, que assumiu a Pasta há apenas dois meses, é demarcar os pontos turísticos de Camocim que também são muito frequentados pelos visitantes da vizinha Jericoacoara. “A maioria das pessoas que vêm aqui, acha que tudo isso é Jeri”, observa.

Novidades

Para receber melhor a quem chega, o secretário diz que estão sendo construídos cinco Núcleos de Informação Turística (NIT). São quiosques com estrutura de madeira e palha de carnaúba (matéria-prima típica da região) onde os turistas poderão conhecer mais sobre as atrações, passeios, praias, barracas, restaurantes e hospedagem. 

a
O lago fica próximo à Praia do Maceió, uma das mais populares do litoral de Camocim. O lugar é perfeito para um banho de mar relaxante 

Os NITs têm previsão de ser inaugurados em setembro e estão sendo instalados nas praias do Maceió e Guriú, na entrada da cidade, no Pesqueiro e na área onde ficam as balsas que fazem a travessia do rio na divisa com Jeri. Em todos eles haverá outdoors ecológicos (com estrutura feita com carnaúba, ilhós e corda de sisal) exibindo imagens das principais atrações de Camocim, a exemplo de Tatajuba e o Lago Grande.

O secretário adianta que a Prefeitura estuda ampliar o número de bugueiros credenciados. “Atualmente são 28 e queremos abrir mais vagas. Também contamos com 30 condutores de trilhas para atender os turistas”, conclui. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.