Portugal

Turismo de aventura é destaque na Ilha da Madeira

Muito conhecido como destino de luxo, o arquipélago português vem ganhando novos visitantes que buscam a adrenalina dos esportes radicais

14:05 · 18.07.2018

Refúgio da natureza em meio ao Oceano Atlântico, o arquipélago da Madeira oferece paisagens que vão desde praias de areia dourada e água cristalina até florestas exuberantes com rios e cachoeiras caudalosos. Por isso mesmo, vem crescendo o número de turistas que chegam à ilha portuguesa para explorar o potencial desses cenários incríveis e descobrir coisas novas. 

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira tem origem vulcânica e sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 

No arquipélago, as principais e únicas ilhas habitadas são Madeira e Porto Santo. Em ambas, há excelentes opções como balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Mas se o caso é valorizar a emoção e descobertas, confira algumas aventuras que você pode viver no destino.

Canyoning

canyon

Unindo técnicas que combinam rapel, escalada, natação e saltos, esse desafio emocionante consiste em explorar pequenos rios, ultrapassando seus diversos obstáculos, descendo cachoeiras, observando animais em seu habitat natural e aproveitando o total contato com a natureza.

Mountain biking

bike

Na ilha há diversos percursos para conhecer melhor a região sobre duas rodas. Alguns deles têm até obstáculos para quem procura mais emoção. Os caminhos passam por dentro da floresta Laurissilva, considerada um Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Também há inúmeros mirantes com vistas inesquecíveis.

Asa-delta e parapente

paraglanding

Nem mesmo o céu é o limite para as aventuras da Madeira. Quem quer conhecer a ilha de cima pode experimentar um voo de asa-delta ou parapente. Devido à sua geografia única, a visão aérea garante imagens espetaculares das montanhas e do litoral. Há bons lugares para decolar em todo o território, como o Pico da Cruz ou o Miradouro da Madalena.

Escalada

escalada

Repleta de montanhas, a Madeira também possui muitas falésias, paredes sólidas de rocha basáltica. Esse points são os mais indicados para a prática da escalada clássica. 

Mergulho

mergulho

O fundo do mar nessa região portuguesa é riquíssimo Para ver suas belezas de perto, há diversas escolas e empresas que levam os turistas numa experiência subaquática, em busca de anêmonas, corais negros, moreias, meros, mantas e até lobos-marinhos.

Coasteering

costering

A aventura, nesse caso, combina rapel, escalada e saltos para o mar em uma única atividade. Ao longo da costa, é possível conhecer escarpas sobre as baías, grutas e recantos com água translúcida. A Reserva Natural da Ponta de São Lourenço tem um bom percurso para explorar as belezas naturais da Baía d’Abra.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.