Primeira viagem

Trem-bala ligando Medina a Meca é testado a 300 km/h

Pela primeira vez, o trem de alta velocidade que fará o percurso ligando cidades na Arábia Saudita, realizou uma viagem completa em toda a linha

15:15 · 02.01.2018 / atualizado às 15:45
trem-bala
Chamado de "Ave dos Peregrinos", o trem-bala poderá transportar até 20 mil passageiros por dia com destino a Meca

Uma das obras mais esperadas pelos turistas que têm como destino a cidade sagrada de Meca, no Oriente Médio, é o trem bala que parte da província de Medina. Pois o veículo acaba de entrar em fase de testes e, na primeira viagem completa, finalizou o trecho de 450 Km em pouco menos de três horas. Em algumas etapas, chegou à marca de 300 Km/h, de acordo com os engenheiros do consórcio espanhol Al Shoula, uma das companhias responsáveis pela obra.

Antes mesmo da inauguração, o primeiro trem de alta velocidade da Arábia Saudita, ganhou o título de ‘Ave dos Peregrinos’. Isso porque a previsão é de que transporte 20 mil muçulmanos e turistas por dia. O projeto teve custo estimado de 6,6 bilhões de euros no início do plano, em 2011. O valor, no entanto, ainda está sofrendo alterações em função dos atrasos na entrega da obra que deveria ter entrado em funcionamento em dezembro de 2016. A data inicial mudou, inúmeras vezes, devido às dificuldades técnicas do projeto, que levou o consórcio espanhol a implantar 30 tecnologias de adaptação à areia e ao calor do deserto.

No total, o trecho entre Medina e Meca será coberto por 35 composições comerciais e uma especial (chamada de trem VIP) destinada à família real saudita. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.