Diferentes costumes

Tradições juninas são comemoradas em várias partes do mundo

Além do Brasil, outros quatros destinos mantêm festas típicas e enaltecem os santos católicos entre junho e julho

09:00 · 27.05.2018

No Nordeste brasileiro, as fogueiras e balões ganham destaque no mês de junho, ao som de muito forró e com a animação das quadrilhas. Mas se engana quem pensa que essa festança é privilégio apenas dos brasileiros.

As bandeirinhas, música, quadrilha e comidas deliciosas fazem parte das celebrações em homenagem a Santo Antonio, São João e São Pedro. Mas a verdade é que a tradição foi criada pelos camponeses europeus para celebrar o início do verão. O evento desembarcou em terras tupiniquins durante a colonização com a chegada dos portugueses. 

Interessante é saber que, além do Brasil, há outros lugares no mundo onde a tradição permanece viva, enaltecendo os santos católicos entre junho e julho. Confira:

Brasil

brasil

O fato é que cada região comemora de uma forma diferente. Além dos arraiais tradicionais, um dos principais festivais do segmento é o Bumba Meu Boi, que ocorre entre os meses de junho e julho, em São Luís, no Maranhão. Com mais de 200 anos de tradição, o nome do evento surge a partir da história de Francisco, um escravo, que mata o boi do senhor da fazenda para saciar a fome de Catirina, sua esposa. Arrependido, ele pede aos curandeiros e aos pajés para ressuscitarem o animal.

Portugal

portugal

Nas cidades de Porto e Braga, o registro mais antigo desse tipo de festa data do século XIV. Além da fartura de comida e muita música que marcam os festejos em diversos bairros da cidade até a madrugada, uma das tradições da festa consiste em bater na cabeça das pessoas com alho-poró ou com martelinhos de plástico. As mulheres costumam passar os ramos de erva-cidreira no rosto dos homens. Este costume está ligado a festivais da fertilidade anteriores à cristianização da festa.

Porto Rico

porto

São João é o patrono do estado de Porto Rico e dá nome à sua capital. Motivo mais do que suficiente para as celebrações na ilha. Um dos costumes que já virou tradição e ajuda a afastar a má-sorte é o de se jogar de costas no mar três, sete ou até doze vezes à meia-noite. Banhar-se com rosas também é um ritual popular. 

Peru

peru

Muitos ligados à cultura e aos costumes de seus antepassados, os peruanos buscam os rios da selva para o "banho bendito" no Dia de São João. Nesta data, a comida típica é o Juane, um petisco feito com arroz, ovos, azeitonas, coxa de frango e chicória, tudo envolvido em folhas de uma planta chamada bijao. Em Iquitos, o baile que acontece após a missa e a procissão se realiza ao redor de uma palmeira carregada de presentes, chamada de Humisha.

Canadá

canadá

O Dia de São João Batista é considerado feriado nacional em Quebec, a província canadense de língua francesa. A festa, conhecida como Dia de Saint-Jean, alcançou uma grande escala e é celebrada com mais de 300 fogueiras espalhadas pela província. Também são promovidos shows, desfiles e festivais com fogos de artifício.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.