Aviação

Textron anuncia seu novo turbo-hélice: o bimotor Cessna SkyCourier 408

A aeronave, que tem capacidade de carga de 2,7 toneladas e pode levar até 19 passageiros, já possui 100 reservas assinadas em seu lançamento

09:00 · 04.12.2017

A Cessna, subsidiária da Textron Aviation e representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou o lançamento da sua nova aeronave: o Cessna SkyCourier 408. Trata-se de um utilitário bimotor turbo-hélice de asa alta, que atende tanto as operações dedicadas ao transporte regional de pessoas quanto as destinadas ao transporte de grandes volumes de carga. O modelo estará disponível ao mercado já em 2020.

De acordo com o diretor comercial da TAM Aviação Executiva, Rafael Mugnaini, o modelo fará com que o portfólio da Textron fique ainda mais completo. "O SkyCourier 408 poderá ser utilizado aqui no Brasil, sobretudo, nos setores de cargas, táxi aéreo e aviação regional. Geralmente, o empresário desses setores precisa transportar grandes volumes ou se deslocar com agilidade entre regiões, muitas vezes não atendidas pelas linhas aéreas regulares; logo, essa aeronave pode ser uma grande aliada".

Segundo o presidente e CEO da Textron Aviation, Scott Ernest, com a experiência e sucesso comprovado no desenvolvimento de novos produtos, a empresa estava ansiosa para produzir essa aeronave. "Ela preencherá uma lacuna nesse segmento do mercado com seu desempenho superior e baixos custos operacionais, combinando a flexibilidade da cabine, a alta capacidade de carga útil e eficiência, o que só um Cessna pode oferecer".

Versões da aeronave

Construído para operações de intensa utilização, o Cessna SkyCourier 408 poderá ser entregue em diferentes versões de cabine, voltadas para transporte de cargas ou passageiros. Em sua versão cargueira, contará com uma ampla porta de carga e uma cabine com piso plano para acomodar até 2,7 toneladas ou três contêineres LD3. Em sua outra versão, o modelo terá capacidade para até 21 ocupantes (19 passageiros e 2 tripulantes), incluirá diferentes portas para tripulação e passageiros, bem como grandes janelas na cabine, permitindo a entrada de luz natural e uma excelente visibilidade durante todo o voo. Ambas configurações contarão com ponto de abastecimento único para permitir escalas mais rápidas.

Com 16,71 metros de comprimento e 6 metros de altura, a aeronave tem o alcance de 900 NM (1.667 km) e chega à velocidade máxima de cruzeiro de 200 ktas (370 km/h). Sua distância máxima de decolagem é de 1.006 metros. 

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