Turismo sustentável

Smart Cities abrem oportunidades para os pequenos negócios

O apoio ao desenvolvimento das chamadas "cidades inteligentes" foi tema na 45ª ABAV, em São Paulo

15:14 · 02.10.2017
Pousada Ensantos
Pousada Encantes do Nordeste, localizada nos Lençóis Maranhenses é apontada entre os destaques

O desenvolvimento das smart cities, as cidades inteligentes, abre diversas oportunidades para os pequenos negócios, em áreas como saúde, educação, mobilidade, meio ambiente, energia e turismo. De acordo com a gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, a instituição está identificando essas oportunidades, sobretudo na interação e aproximação das micro e pequenas empresas junto aos grandes players que já estão participando do processo.  

“Quando começamos a interagir com os diversos setores do ecossistema de smart cities, percebemos que existiam muitas oportunidades, mas não se falava em pequenos negócios. O Sebrae inicia sua atuação nesse setor focando na inserção das pequenas empresas”,  ressaltou a gerente, que realizou palestra sobre Smart Cities  na Vila do Saber , área destinada a palestras e painéis da 45ª Abav Expo Internacional,  que aconteceu no Expocenter Norte, em São Paulo.

Ana Clévia destacou que os pequenos negócios, como as startups, podem desenvolver soluções para atender os cidadãos dentro do contexto das cidades do futuro. “Em cada vertical de cidade do futuro existe uma oportunidade para um pequeno negócio”, disse, ressaltando que as pequenas empresas também podem oferecer serviços para áreas do setor público que estão demandando soluções nesse segmento. Ela explicou que uma smart city está apoiada em três fatores fundamentais: criatividade, aprendizagem humana e conhecimento; fatores tecnológicos e empresariais – onde estão inseridos os pequenos negócios; e comunidade inteligente e conhecimento inteligente.     

Mapa do Turismo

Ana Clévia participou ainda da apresentação no Mapa do Turismo Inteligente, que permitirá aos pequenos negócios desse segmento fazer um cadastro com várias informações sobre os empreendimentos e onde estão localizados.  

lençóis

Durante o lançamento, foram apresentados casos de empresas que atuam com soluções inteligentes, como a pousada Encantes do Nordeste, localizada nos Lençóis Maranhenses (foto acima). De acordo com o proprietário do empreendimento, Edvaldo Baltazar, a pousada, que está localizada próxima a uma área de proteção ambiental, investe fortemente em soluções sustentáveis – como tratamento de esgoto próprio e energia solar - além de procurar inserir a comunidade local no modelo de negócio.  

Ao se cadastrar na plataforma do Mapa do Turismo Inteligente, o empreendedor deverá prestar informações sobre o segmento de sua empresa e as iniciativas que está desenvolvendo. Para o público em geral, o Mapa do Turismo Inteligente estará disponível no portal do Sebrae até o fim de outubro. “Um destino turístico inteligente é uma parte de uma cidade inteligente. Ele pode contribuir para que esta se torne uma smart city” disse a gerente.   

Além dessa ação, o Sebrae e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) farão a final do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, competição de startups e ideias que selecionou 18 finalistas para definição dos vencedores. O objetivo do desafio é estimular empreendedores a apresentar ideias criativas na área de turismo e gerar novos modelos de negócios. Além de participar do evento e da competição, os selecionados terão atividades de capacitação. As duas melhores soluções (startup e ideia de negócio) serão premiadas com viagens, entre outros benefícios.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.