Especial Publicitário

Sebrae aposta em novos roteiros para fortalecer turismo na Ibiapaba

04:54 · 20.04.2017
A Ibiapaba destaca-se no cenário cearense pelo esplendor de suas paisagens, sua fauna e flora exóticas, pelas belas cachoeiras e bicas, que tornam a região um destino perfeito para o desenvolvimento de atividades turísticas em ambiente serrano. Seus contornos acentuados e vegetação densa também fazem dela um cenário ideal para a prática de esportes que proporcionam contato direto com o meio ambiente, como é o caso da pratica do voo livre, rapel, montanhismo e escaladas.
 
Como forma de aproveitar este potencial, o Sebrae/CE, juntamente com empreendedores e lideranças da região, vêm trabalhando na estruturação de um roteiro turístico que reúna os principais atrativos e equipamentos da Ibiapaba. O projeto de criação deste roteiro acaba de receber a aprovação do Sebrae Nacional, o que significa a garantia de recursos para serem investidos nos próximos dois anos em ações com o intuito de elevar a competitividade, a inovação e a sustentabilidade dos pequenos negócios da cadeia de valor do turismo naquele território.
 
De acordo com a gestora de turismo do Sebrae na região, Lucileide Lourenço, a estratégia é a mesma que vem sendo implementada em outras áreas do estado. “O que nós queremos é estruturar um roteiro turístico regional, ao mesmo tempo em que trabalhamos na melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas que atuam nesta cadeia de valor, pois não adiantam apenas atrair os turistas se nós não tivermos uma preocupação com a qualidade do que vamos oferecer a eles”.
 
Segundo ela, desde o ano passado o Sebrae já vem atuando neste processo de estruturação da rota, principalmente no mapeamento dos atrativos e equipamentos turísticos, bem como na sensibilização dos empreendedores e demais atores locais envolvidos no tema. “Esta base que nós iniciamos no ano passado, com os recursos do Sebrae/CE, foi que possibilitou a aprovação deste projeto pelo Sebrae Nacional, garantindo um aporte de recursos para os próximos dois anos”.
 
Gruta Ubajara - Sebrae
 
O roteiro principal, de acordo com Lucileide, irá abranger os municípios de São Benedito, Tianguá, Viçosa do Ceará e Ubajara. Entre os atrativos, existentes neste território está o Parque Nacional, com suas trilhas, mirantes, cachoeiras e a Gruta de Ubajara, que está situada em uma depressão geográfica de 535 metros em relação à plataforma superior do famoso teleférico de Ubajara. O território atrai, ainda, visitantes de todo o país interessados na prática de ecoturismo e turismo de aventura, como o voo livre.
 
Outro importante atrativo é o turismo cultural, em especial em Viçosa do Ceará, a mais nova cidade do estado a ter o seu sítio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A região também guarda a tradição dos engenhos de cana-de-açúcar e a produção de aguardente de forma artesanal.
 
Roteiros Complementares
 
Além do roteiro principal, a gestora do Sebrae/CE explicou que a instituição também vai trabalhar a criação de roteiros complementares envolvendo os municípios de Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina e Ipu. “Nós acreditamos que a inserção destes roteiros vai facilitar o trabalho de segmentação da oferta turística na região e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade das experiências vividas pelos visitantes em nosso território”, disse Lucileide.
 
De acordo com ela, a ação do projeto de turismo do Sebrae/CE na Ibiapaba também envolve o trabalho de fortalecimento da governança local, por isso está sendo estimulada a criação de conselhos municipais de turismo e cultura. “O fortalecimento deste gerenciamento local é um dos pilares da nova estratégia de atuação do Sebrae para os projetos turísticos de todo o país, que é baseada no conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (SmartDestination)”.
 
Outro ponto importante desta estratégia, de acordo com Lucileide, é a inserção de ferramentas tecnológicas na promoção e gestão das empresas e do destino turístico. “Estamos falando de iniciativas simples que podem dar novo fôlego aos negócios, ajudar a reduzir custos, conquistar o cliente e aumentar o faturamento de uma empresa. E o Sebrae tem a expertise necessária para ajudar os empreendedores neste processo de melhorias”, finalizou a gestora.
 
CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE
Sebrae Logo

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.