Especial Publicitário

Produção de cachaça artesanal atrai turistas na Ibiapaba

O município de Viçosa do Ceará, possui uma tradição na produção de cachaças artesanais.

05:30 · 18.05.2017 por Sebrae

O município de Viçosa do Ceará, localizado na região da Ibiapaba, possui uma tradição na produção de cachaças artesanais. Como forma de valorizar esta cultura e agregar valor à produção da bebida, o empreendedor Eudes Mapurunga resolveu unir a atividade agroindustrial ao turismo. Desde a Semana Santa, o sítio Vambira, de sua propriedade, vem recebendo grupos de visitantes interessados em conhecer o processo de fabricação da cachaça Mapirunga, produzida no local. A atividade está integrada à estratégia de fortalecimento do turismo da Ibiapaba, que vem sendo desenvolvida pelo Sebrae/CE e por empreendedores locais.

Eudes informa que a Mapirunga é produzida desde 2007, porém a sua história pessoal com a fabricação de aguardente é muito mais antiga. “Eu nasci dentro de um engenho, pois naquela época o meu pai já fazia cachaça”, conta o produtor, ressaltando o expressivo perfil de tradição familiar associado ao seu produto e à sua destilaria. Aliás, toda esta forte relação fica evidenciada na forma simples como o fabricante vai detalhando os passos e os cuidados necessários para a obtenção de um produto de qualidade. E o misto de atividade profissional e herança familiar herdados do pai também já foi repassado ao filho Alexandre, que o ajuda na fabricação da bebida.

Durante o passeio pelo sítio, seu Eudes vai apresentando aos visitantes todas as etapas de obtenção da cachaça, desde a moagem da cana-de-açúcar para a extração do caldo, passando pela sala de fermentação, seguida da destilação, até o envelhecimento da bebida, que é realizado em tonéis de Ipê e Aroeira. Segundo ele, o trabalho do Sebrae foi muito importante para o seu negócio. Além de ter recebido consultorias sobre o processo de produção, ele também participou de missões técnicas promovidas pela instituição para conhecer a experiência de outros estados que possuem uma tradição maior do que a nossa na fabricação de aguardente, como Minas Gerais e Paraíba.

A visita às instalações da fábrica é encerrada com uma parada na pequena lojinha, onde é possível degustar e comprar a Mapirunga. Os visitantes também podem adquirir outros produtos, como as trufas de cachaça, as geleias e os licores, que são produzidos artesanalmente por Edileila Vieira, nora de seu Eudes. Segundo ela, todo fim de semana o sítio recebe grupos de visitantes, trazidos por guias locais ou indicados pelos estabelecimentos de hospedagem da região.

mapirunga 2 sebrae

Turismo inteligente

De acordo com a gestora de turismo do Sebrae na Ibiapaba, Lucileide Lourenço, a ideia de levar visitantes para conhecer o processo de fabricação da cachaça está conectada com uma nova estratégia do Sebrae, que está começando a atuar com os pequenos negócios do setor de turismo por meio do projeto Turismo Inteligente. “Uma das diretrizes deste trabalho é que os destinos turísticos ofertem experiências e vivências que possibilitem aos visitantes um maior envolvimento e encantamento com a cultura, os costumes e as tradições locais”, explicou Lucileide.

Ela ressaltou que a Ibiapaba já é conhecida pelo seu clima e pelo seu patrimônio natural, mas pode tornar-se ainda mais atrativa, devido ao valioso patrimônio cultural que possui e que pode ser melhor explorado pelo segmento do turismo. “A ideia é fortalecer o turismo da região a partir da valorização das nossas tradições e riquezas, como a fabricação de cachaça e licores, a produção de rosas, as nossas igrejas, os grupos culturais, a gastronomia, o artesanato e a herança indígena da Ibiapaba. Tudo isso, se trabalhado adequadamente, pode gerar experiências a serem ofertadas aos visitantes, ajudando a expandir a atividade e a gerar mais emprego e renda”, detalhou a gestora. Lucileide afirmou, ainda, que estas potencialidades serão melhor identificadas e trabalhadas a partir do projeto de desenvolvimento do turismo que está sendo implantado pelo Sebrae na região. “Um dos frutos deste trabalho é a estruturação de um roteiro de visitação que agregue os principais atrativos e equipamentos da Ibiapaba e, em paralelo, promova ações de qualificação dos pequenos negócios integrantes da cadeia de valor do turismo”, finalizou.
mapirunga 1 sebrae

 

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE
Sebrae Logo

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.