Pesquisa aponta

Planos de viagem nas férias crescem no Brasil

Levantamento realizado pela Europ Assistance indica que 68% dos brasileiros já possuem planos para viajar. Na pesquisa, Fortaleza é citada entre os destinos nacionais mais desejados

A Capital cearense aparece em destaque na pesquisa que mede intenção de viagens nacionais ( Jade Queiroz /MTur )
14:36 · 23.05.2018
Argentina é o destino internacional preferido pelos brasileiros

O Barômetro de Férias, pesquisa anual e global realizada pela Ipsos, consultoria de inteligência de mercado, a pedido da Europ Assistance, revela que 68% dos brasileiros já possuem planos para as férias no período de junho a setembro, 2% a mais que em 2017.  Entre os destinos nacionais, as cidades que os viajantes mais desejam conhecer são:  Rio de Janeiro (9%), Fernando de Noronha (8%) e Fortaleza (7%).

Ainda assim, o estudo mostra que a maioria dos entrevistados optou por destinos internacionais. Os mais procurados fora do País são Argentina (11%), Itália (6%) e Chile, Portugal e França (todos com 5%). Entre os pesquisados no Brasil, 51% afirmaram que planejam as viagens com mais de quatro meses de antecedência, e permanecem mais tempo em férias que os demais cidadãos dos outros países, uma média de 15 dias contra 12 na Europa.

O Barômetro traz um dado curioso: quem já fechou alguma viagem para o período aumentou a previsão de despesa em 18%. Também indica o papel dos Millennials (23 a 38 anos) na definição de suas viagens de férias. Esse grupo tende a mudar – e baratear – os meios de turismo com procura por hospedagens alternativas, como alugar uma casa ou apartamento; alugar um quarto e trocar casas com outras pessoas. No entanto, 61% da população geral ainda prefere se hospedar em hotéis.

A 18ª edição da pesquisa foi realizada de forma online e aplicada em 16 mil pessoas em 14 países, entre março e abril deste ano. Além dos países da Europa (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polônia, Portugal e Suíça) e o continente americano (Brasil e Estados Unidos), a novidade é a inclusão da China e da Índia. O estudo da Ipsos tem como objetivo fazer uma estimativa anual dos planos de férias dos moradores nos países pesquisados, identificando, além de destinos, critérios de escolhas, motivações, tipos de deslocamentos, atividades preferidas e outros indicadores.

Dados do Brasil

Planejamento: 68% planejam suas férias; 51% com mais de quatro meses de antecedência

Destinos nacionais preferidos:  Rio de Janeiro (9%), Fernando de Noronha (8%) e Fortaleza (7%)

Destinos internacionais preferidos: Argentina (11%), Itália (6%); Chile (5%), França (5%) e Portugal (5%)

Localizações preferidas: litoral (50%), centros urbanos (44%)

Acomodações: hotéis (61% - crescimento de 2% em relação a 2017), casa de família e amigos (26%), aluguel de temporada (21%)

Férias dos sonhos: Paris, Nova Iorque, Londres e Rio de Janeiro

País mais romântico: França

País mais exótico: Índia

Motivação: visitar familiares e amigos (21%), o clima (15%), atividades (14%)

Avaliação de riscos na escolha: clima (10%), qualidade da infraestrutura turística (7%), infecção do vírus da Zika (6%), assalto, furto (5%)

Atividades planejadas: descansar a mente (43%), viajar com a família (42%), descobrir novas culturas (33%)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.