Pesquisa aponta

Novelas brasileiras impulsionam turismo nos destinos retratados em até 525%

Estudo realizado pelo Kayak revela aumento de buscas por Salvador, Jalapão, Austrália e Roraima após a estreia de novelas ambientadas nestes lugares

Salvador, onde se passa a trama de "Segundo Sol", novela da Globo das 21h, já registra aumento de 118% nas buscas
16:51 · 01.08.2018 / atualizado às 17:02 por Marlyana Lima - Editora

Artigo tipo exportação e um dos produtos mais "consumidos" pelos brasileiros, as telenovelas nacionais não mexem apenas com as emoções e o imaginário dos telespectadores. Elas também ditam moda, geram tendências e são capazes de alavancar o fluxo turístico nos destinos que costumam retratar. 

O Ceará já experimentou a força dessa exposição nas telinhas quando serviu de cenário para a novela "Final Feliz", filmada em 1982 nas praias de Morro Branco e Canoa Quebrada. Em 1994, foi a vez de "Tropicaliente" mostrar aos brasileiros as belezas de Barra Nova, Morro Branco e Sucatinga.

Diante da descentralização de cenários que vem marcando as últimas tramas de sucesso da TV Globo, o Kayak, ferramenta de planejamento de viagens, fez um levantamento para analisar o impacto das novelas na busca pelos destinos retratados. A análise apontou um aumento de até 525% na busca por cidades e países que foram palco dos folhetins nos últimos anos. Confira a tabela:

ta

Segundo Sol – aumento de 112% nas buscas por Salvador 

b

Ambientada em Salvador, a trama mostra personagens que buscam um recomeço, e explora temas característicos da Bahia, como axé e candomblé. 50 dias após sua estreia, as buscas pela capital baiana já tinham aumentado 112%.

O Outro Lado do Paraíso – aumento de 80% nas buscas por Tocantins 

t

Novela que antecedeu "Segundo Sol", "O Outro Lado do Paraíso" teve como cenário o estado do Tocantins. Além da capital, Palmas, muitas cenas foram ambientadas Parque Estadual do Jalapão, principal ponto turístico do Estado, um conjunto de chapadões, serras, cachoeiras, matas, dunas e rios. 50 dias após sua estreia, as buscas pelo Tocantins tinham aumentado 80%.

Totalmente Demais – aumento de 19% nas buscas pela Austrália

a

O país  foi palco dos primeiros episódios da novela baseada na peça "Pigmalião" e na minissérie "Sex Appeal", e que tratou de temas como violência sexual e psicopatia. As buscas de brasileiros pela Austrália estavam 19% maiores nos 50 dias seguintes à estreia do que nos 50 anteriores, ainda que apenas um pequeno trecho da novela tenha sido ambientado lá.

Império – aumento de 525% nas buscas por Roraima

r

A novela foi ambientada, em parte, no Monte Roraima, visitado por seu escritor. O enrendo tratou de temas como ambição, enriquecimento e inveja e o cenário que serviu de pano de fundo para a trama conquistou o interesse dos brasileiros. 50 dias após a estreia, havia 525% mais buscas por Roraima.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.