Especial Publicitário

Nova rota turística pretende unir Litoral Oeste e Serra da Ibiapaba

Unir em um mesmo roteiro turístico as belezas e atrativos de municípios do litoral oeste cearense e da Serra da Ibiapaba.

09:48 · 16.08.2018 por Sebrae

Unir em um mesmo roteiro turístico as belezas e atrativos de municípios do litoral oeste cearense que integram a Rota das Emoções e da Serra da Ibiapaba. Este é o objetivo de gestores públicos e empreendedores das duas regiões do estado, que participaram de uma reunião promovida pela Associação dos Municípios da Ibiapaba (AMI), no último sábado (11), na sede do Instituto Federal do Ceará, em Ubajara. O encontro, que reuniu gestores públicos de Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Camocim, Tianguá, São Benedito, Ibiapina, Guaraciaba, Viçosa do Ceará, Ipu e Carnaubal, contou ainda com a presença do Secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, do deputado estadual Sérgio Aguiar e do superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo.

O prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins disse que a ideia desta parceria surgiu em um encontro informal entre ele e o prefeito de Ubajara, Rene de Almeida, e que em seguida foi encampada pelos demais prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Ibiapaba (AMI). A partir daí, foi programado este encontro que serviu como pontapé inicial para a criação da nova rota. Na oportunidade, o desafio colocado pelos gestores é aproveitar o potencial de atração turística de Jericoacoara, como destino indutor internacional, para ampliar o número de turistas em outros municípios da região, em especial na Serra da Ibiapaba.

Os gestores acreditam que a criação da rota entre a praia e a serra também trará benefícios para o turismo em Jericoacoara, pois é uma oportunidade de ampliar o tempo de permanência dos turistas que vêm ao litoral. Atualmente, a média de permanência do visitante em Jericoacoara é de 2,7 dias. Com o novo roteiro, outras opções de atrativos poderão ser ofertadas aos turistas que estão visitando a praia, ajudando a mantê-los mais tempo na região.

Outro fator favorável para a criação de uma rota Jeri-Ibiapaba, como destacou o secretário do turismo do Ceará, Arialdo Pinho, é a proximidade da Serra com o Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, no município de Cruz. “Vocês (da Serra) estão a cerca de 115km do aeroporto, o que é um fator favorável”. De acordo com o secretário, a Ibiapaba possui um belo destino turístico a ser descoberto pelos turistas, mas para que isso aconteça é preciso muito trabalho e foco de todos os envolvidos no processo.

Durante o encontro, Arialdo também destacou a importância da implantação do aeroporto de Cruz para o fortalecimento do turismo em Jericoacoara. “Um destino turístico precisa ter acesso, e o aeroporto tornou Jericoacoara mais acessível e mudou a realidade do turismo na região”. E os números comprovam esta mudança. De junho do ano passado até maio deste ano, segundo dados da Setur, Jericoacoara recebeu 704.954 turistas. Número 28,46% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, antes do início da operação do aeroporto. Atualmente, o aeroporto de Cruz já conta com 10 voos semanais regulares trazendo turistas de todo o país para a região, em especial para a Vila de Jericoacoara.

Rota dos Mirantes

Durante o encontro, o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, disse que a Ibiapaba tem um grande potencial para o desenvolvimento do turismo, o que teria motivado o início do trabalho de estruturação da rota Mirantes da Ibiapaba, que reúne os atrativos e equipamentos dos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Carnaubal, Ibiapina, Guaraciaba do Norte e Ipu.

De acordo com ele, este trabalho só vem obtendo êxito graças ao empenho dos empreendedores da região, que estão levando à frente a ideia de trabalhar pelo fortalecimento do turismo na Ibiapaba. “Na primeira reunião que participei aqui, a cerca de dois anos para discutir o turismo na região, tinham apenas seis empresários. Hoje o comitê gestor da rota dos Mirantes já conta com mais de 20 empreendedores, todos eles trabalhando pelo crescimento do turismo na Ibiapaba”.

Um deles é o empresário David Targino, que durante o encontro apresentou aos gestores públicos e demais empresários o projeto de implantação da rota Mirantes da Ibiapaba e as ações já desenvolvidas pelo comitê gestor até o momento. Na oportunidade, David destacou que um dos pontos do planejamento elaborado pelo comitê gestor há mais de três meses era justamente o estabelecimento de uma parceria com os empreendedores de Jericoacoara. “Este era um dos passos que nós tínhamos planejado para o futuro da Rota, mas que aqui já está sendo antecipado”, disse o empresário.
  

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo sebrae

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.