Turismo religioso

Fátima é tema de documentário que estreia em agosto

Cidade do Centro de Portugal é parte importante da história do catolicismo. O filme explora as coincidências da história do mundo com as profecias

12:33 · 01.08.2018

O ano era 1917. Desde então, a cidade de Fátima se transformou em um dos destinos mais importantes de Portugal, quando três crianças do vilarejo afirmaram ter avistado a Virgem Maria. A mensagem deixada aos pequeninos pela Mãe de Cristo agora é tema do documentário “Fátima, o Último Mistério”, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 9 de agosto.

O longa-metragem tem como foco as estranhas coincidências da história do mundo com os dizeres proféticos de Fátima, feitos há mais de cem anos. Também revela opiniões de especialistas e mostra fatos antes ignorados.

Com cerca de 10 mil habitantes, a pequena cidade portuguesa fica a 130 quilômetros de Lisboa. Peregrinos se dirigem ao destino durante todo o ano realizando procissões com velas e a imagem da santa. O ápice ocorre no dia 13 de maio, aniversário da aparição de Nossa Senhora, quando se realiza uma das mais espetaculares peregrinações do mundo católico.

Turismo

A cidade é visitada não apenas nas datas especiais. Durante todo o ano, milhares de visitantes chegam à Fátima para descobrir cada detalhe dos acontecimentos de um século atrás, conhecendo os lugares onde eles se passaram. 

No Santuário dos Valinhos, partindo de Aljustrel – aldeia onde estão as casas em que viveram as crianças - Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos) - que ficaram conhecidas como os três pastorinhos. Ali, vale percorrer a Via Sacra e descobrir suas capelinhas. Além disso, no Santuário de Fátima, a Capela das Aparições e a Igreja da Santíssima Trindade encantam os visitantes.

“Devido aos eventos históricos, Fátima é considerada um dos santuários católicos mais importantes do mundo”, afirma Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal. “É também um destino relevante para o turismo da nossa região, estando a menos de uma hora de cidades como Coimbra, Nazaré e Tomar”, completa.

O filme

Dirigido por Andrés Garrigó, o documentário "Fátima, o Último Mistério", estreia no próximo dia 9 de agosto. Ao longo de 80 minutos, o longa mostra algumas coincidências que parecem indicar que as misteriosas aparições de Nossa Senhora de Fátima marcou o rumo da história dos últimos 100 anos. Poderia a mensagem de Fátima nos dar pistas sobre o nosso futuro? Esta é uma das grandes perguntas que o filme documentário tenta revelar. Baseado em dados reais e opiniões de especialistas, o filme revela fatos antes ignorados e que agora oferecem uma maior explicação das suas aparições e segredos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.