Turismo e gastronomia

Doces típicos de Punta del Este são atração à parte no Uruguai

O balneário conhecido por sua sofisticação oferece os melhores lugares para provar incríveis sobremesas e doces

15:42 · 24.08.2018

Quando se fala em Punta del Este a primeira imagem que vem à mente é a temporada de neve que, aliás, faz muito sucesso entre os brasileiros. Mas o destino uruguaio tem outro atrativo que agrada em cheio os fãs da boa gastronomia e os que não dispensam os doces típicos do país.

É fato que as guloseimas ficam ainda mais irresistíveis no inverno, em companhia de um bom chá, ou de um vinho do Porto. 

Nessa época do ano, os visitantes podem apreciar com tranquilidade alguns dos melhores lugares para provar as mais incríveis sobremesas e doces, sem filas, sem espera, e com preços mais vantajosos de baixa temporada. 

Para quem programa viagem a Punta del Este até meados de setembro e início de outubro, a dica é seguir o roteiro de saborosas tentações. Confira:

Mousse de doce de leite

doce

Não dá para ficar só em um potinho. A sobremesa exclusiva do resort Enjoy Punta del Este é a mais esperada na hora do almoço, no Restaurante Las Brisas. Trata-se de uma delicada mousse feita com o célebre doce de leite Lapataia, enfeitada com um generoso triângulo de chocolate belga, que unido à doçura dá um contraste de leve amargor, em perfeita harmonia. 

Torta de maçã 

Torta de maça

Um aconchegante café na esquina da rua 20 com a 29, o Les Delices é um tradicional ponto de encontro tanto de residentes quanto de turistas abastados, já que seus preços são um pouco "salgados". Mas vale cada centavo de dólar ou peso uruguaio para apreciar seus doces fabulosos. A torta de maçã é feita com massa leve e crocante, finas e suculentas fatias de maçã e creme. Pode chegar a quase 25 dólares, acompanhada de um capuccino.

Chaja 

chaja

Pronuncia-se “charrá” e talvez seja o mais típico dos doces uruguaios. Essa tentação é feita com merengue, base de pão de ló, chantilly, pêssego e morango. Na primeira mordida, os sabores se fundem harmonicamente. No Supermercado Tienda Inglesa, na parte de “doces”e “gelados”, encontra-se um generoso sortimento de chajas, com diferentes recheios. O mais indicado é a versão tradicional.

Ricardito e Alfajor de Las Sierras de Minas

ricardito

O doce Ricardito lembra o Nhá Benta, da Kopenhagen, e é fácil de achar em cafés, padarias e confeitarias. Em toda a Calle Gorlero, um dos mais conhecidos endereços de Punta del Este, há diversas lojas de souvenires com artigos típicos, e onde se encontram os incríveis alfajores de Las Sierras de Minas, que vêm embrulhados em papel manteiga, com recheio de baunilha e de chocolate.

Waffles Gigantes

Waffles Hotel Lauberge

No L’Auberge, um elegante hotel estilo inglês, com jardins de sonho e um salão de chá rodeado por vidraças, prova-se o melhor e maior waffle do mundo. A iguaria vem com três tipos de cobertura: chocolate, doce de leite e morangos em calda. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.