Viagem de aventura

Descubra as atrações da Chapadas das Mesas

Belezas naturais, aventura e tranquilidade. Esses são alguns atrativos proporcionados pelo ambiente selvagem e acolhedor da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão

09:00 · 22.07.2018

A extensão continental do Brasil guarda recantos com natureza exuberante que aos poucos vêm sendo descobertos por viajantes interessados em desbravar novos destinos. Um deles é a Chapada das Mesas, no Maranhão, lugar onde o homem moderno pode descobrir e aproveitar o melhor da vida selvagem.

Distante cerca de 860 quilômetros da capital São Luís e localizado às margens do Rio Tocantins, o Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 para preservar a biodiversidade dos biomas brasileiros do Cerrado, Caatinga e Amazônia. No local, quem chega pode ver cenários integrados com paisagens do sertão, cachoeiras, montanhas, bosques de buritizais, cânions, e lagos dignos de uma experiência aventureira.

O nome da Chapada se deve às formações rochosas esculpidas pela ação do vento e da chuva que lembram mesas. O local possui 160 mil hectares de área que podem ser contempladas na Torre da Lua, localizada no município de Carolina, uma das portas de entrada para a região. 

Além da Torre, a chapada possui outros atrativos: aventura com rapel e canionismo nas águas; aprendizado no Morro das Figuras, onde paredões são adornados com pinturas rupestres; ou observação de aves endêmicas. Para relaxar, a melhor pedida é um banho nas águas cristalinas do Poço Azul ou nas cachoeiras da região.

Quedas d'água, aliás, não faltam. A Cachoeira do Santuário, por exemplo, tem 50 metros; a de São Romão, se destaca como a maior do Maranhão em volume de água; e a de Santa Bárbara, com mais de 70 metros, é conhecida por abrigar uma formação rochosa que lembra a imagem da santa.  

No Portal da Chapada e na Pedra Furada os visitantes podem conferir o belíssimo espetáculo do Pôr so Sol na imensidão do parque. Quem preferir caminhar, pode escolher entre inúmeras trilhas em meio à mata. Os percursos oferecem contato com a fauna e animais silvestres, como macacos, sucuris, araras e corujas. Por isso mesmo e para aproveitar melhor todas as atrações, é recomendável  contratar um serviço especializado de agência de viagem com guia turístico.

Para conhecer todas as belezas da Chapada das Mesas, a sugestão é permanecer, no mínimo, quatro dias na região. O acesso para chegar ao parque pode ser feito pelas rodovias BR-010 e BR-230 a partir dos municípios maranhenses de Estreito, Riachão, Carolina e Imperatriz.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.