Seria difícil encontrar outro lugar tão encantador. Parece incrível mas Holašovice conservou o mesmo número propriedades ao longo de seus 800 anos. Ainda hoje pode-se ver os 17 casarios com fazendas e estábulos, um ferreiro ou mesmo duas fábricas de cerveja e uma pequena capela de São João Nepomuceno.
A aldeia, no entanto, não é museu ao ar livre. A maioria das casas é habitada e as pessoas locais organizam uma série de eventos culturais, entre os quais o carnaval e as Festas Rurais que contemplam uma feira da antiga Boêmia.
Fachadas rendadas
O aspecto atual da aldeia é do século XIX quando acabou a servidão e os camponeses puderam começar a começar a reformar suas casas no estilo extravagante do Barroco rústico. Na praça, originalmente muito pobre, eles começaram a construir fachadas com ornamentos e detalhes trabalhados em várias cores, que hoje atraem visitantes de todo o mundo.
Cerâmicas personalizadas
Durante a visita a Holašovice não se pode deixar de ver a propriedade de número 6. No Pátio Rústico local pode-se ver como era a vida simples e como era o sistema de administração antes da segunda metade do século. Também vale a pena ver a oficina de cerâmica onde o visitante pode fazer, por exemplo, xícara , vaso, copo ou também placa com o seu nome ou o número da porta de sua casa, com motivos típicos do sul da Boêmia.
Mitologia celta
Quem gosta de locais com energia diferente tem que visitar o "Stonehenge de Holašovice". Deste círculo de pedras, que está construído num local alto acima da aldeia se tem uma das mais belas vistas das redondezas. E pode ser vista não apenas a aldeia mas também a silhueta de um dos mais belos palácios tchecos em Hluboká nad Vltavou. E nas festas do Solstício, o ambiente fica ainda mais especial.
Medieval
Holašovice não fica distante de outro monumento da Unesco: o castelo de Ceský Krumlov. A antiga construção olha sobre o rio Moldava com seu teatro barroco único. È também adorável a atmosfera medieval da cidade.