Lista

Descubra 10 lugares ideais para quem quer se desconectar

Amostragem feita pelo Skyscanner mostra que quase 50% dos brasileiros não se desligam completamente nas férias e pensam em trabalho. Conheça os destinos onde a grande pedida é relaxar

10:00 · 12.08.2018

Já vai longe o tempo em que férias era sinônimo de se desligar "de tudo". Em tempos de conectividade global, fica difícil para a maioria dos viajantes deixar de lado as redes sociais, as mensagens e a instantaneidade das informações. Pesquisa realizada pelo Skyscanner confirma essa tendência.

O estudo foi feito com intuito de entender melhor o comportamento dos brasileiros durante o período de férias. De acordo com o levantamento, 73% disseram que não conseguiriam viajar sem o celular para se desconectar completamente. E, mais, 45% pagaria para ter acesso à internet durante os dias de folga. Pelo menos 46%, quase metade dos entrevistados, responderam que não se desligam completamente nas férias e pensam em trabalho. 

Diante dos resultados, o buscador selecionou 10 destinos no Brasil para aqueles que querem viajar e estão dispostos a se desconectar um pouco mais. 

Bonito

Bonito - WM Sky

A cidade, que pertence à região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, é palco para diferentes atividades em meio à natureza. Ali, cenários de beleza única inspiram até os menos aventureiros, que chegam dispostos a superar seus limites e encarar desafios. Os roteiros se dividem em excursões para explorar rios, cachoeiras, cavernas e áreas de mata fechada. No centrinho, há opções para compras, muitos restaurantes e passeios, como o do Aquário da Cidade. A opção mais indicada para voos é para Campo Grande, sendo rápido e de lá saem muitas opções de ônibus, carros ou vans até a cidade.

Chapada Diamantina

Chapada Diamantina Foto Vinícius Fonseca

Entre os atrativos, o visitante pode encontrar piscinas naturais, cachoeiras, rios, além de cavernas com algumas formações só encontradas na Chapada Diamantina. A principal dica é contar com um carro. Tudo na Chapada é afastado e as atrações são muito distantes umas das outras. Outra dica é se hospedar em Lençóis, a cidade com melhor infraestrutura. É possível voar direto para lá ou pegar um avião até Salvador e de lá um ônibus.

Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros - Foto Jade Knorre

Com belas cachoeiras e muitas trilhas pelo Cerrado, o destino inspira paz e boas energias. A apenas 230 km de Brasília, localizada no estado de Goiás, a região é um convite para sentir a natureza e aproveitar a vida de maneira simples. O aeroporto mais próximo é o  de Brasília. Chegando lá, o ideal é alugar um carro e seguir viagem até Alto Paraíso de Goiás (242 km), São Jorge (257 km) ou Cavalcante (355 km), as três cidades da Chapada mais buscadas pelos viajantes. 

Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho - Foto Beto Quissak

Localizado a menos de 40km de Recife, o município começa a se tornar conhecido nacionalmente por suas praias de visual deslumbrante, como a do Paraíso e a do Xaréu. Também guarda construções atrativas, como o Forte Castelo do Mar e a Vila de Nazaré, do período colônia. As águas cristalinas de suas baías ainda possibilitam prática de snorkel e, na Praia de Calhetas, encontra-se uma tirolesa que termina no mar. Apresenta bons preços de hospedagem e alimentação, o que faz este um dos destinos baratos para conhecer no Nordeste.

Guarda do Embaú

Guarda do Embaú, Palhoça – SC - Flickr

Dona de um estilo alternativo, com ruelinhas de terra e charmosas pousadinhas, a Guarda é um point do surf e dos amantes da natureza. Para chegar à praia é preciso atravessar um riozinho, talvez o maior responsável por compor a beleza do lugar. Para chegar ao destino, voo até Florianópolis e de lá a dica é ir de carro, pois a Guarda fica 50 km da cidade.

Parnaíba

Parnaíba - Foto Danielle Pereira Sky

É a segunda maior cidade do Piauí e uma das paradas da Rota das Emoções. Muitos viajantes procuram o Delta do Parnaíba, santuário natural e único em mar aberto das Américas. Ali, o Rio Parnaíba deságua no mar em cinco grandes braços, desenhando a letra grega delta, originando-se cerca de 80 arquipélagos.  

São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso Sky

A localização da cidade é peculiar, já que está situada “virando a esquina” no mapa do Brasil, a pouco mais de 100 km de Natal e no início da porção mais ao norte do litoral do estado. Em função de suas praias possuírem infraestrutura básica e ainda guardarem ares de lugar deserto, Gostoso é indicada para quem está em busca de sossego diante do mar. A curta distância entre Natal e São Miguel do Gostoso já funciona como um incentivo a mais para a viagem – apenas 110 km separam as duas cidades.  

Serra da Canastra

Serra da Canastra - WM

Em um território que percorre 200 mil hectares e abrange seis cidades, é o destino perfeito para quem quer, de fato, entrar em contato com a natureza. O lugar é famoso no mundo todo por concentrar alguns dos principais cartões postais do Brasil. Abrigando a nascente do Rio São Francisco, o local é moradia ainda de outras pequenas preciosidades naturais. Uma delas é a Cachoeira Casca d’Anta que tem cerca de 200 metros de altura. Ainda na região, há diversas nascentes de rios e intensa vegetação, responsáveis por proporcionar trilhas e passeios bem variados aos turistas. 

Trancoso

Trancoso -PX

O local tem a tranquilidade e misticismo do Quadrado. A cidade oferece boa gama de hospedagens e convidativos restaurantes, desde os de culinária autoral, internacional e local, até deliciosas tapiocas muito bem recheadas servidas nas barraquinhas do quadrado. O mais indicado é pegar um voo para Porto Seguro e alugar um carro ou ir de transporte público para locais como Arraial D’Ajuda, de balsa, e um ônibus do local do desembarque da balsa para Trancoso ou Caraíva. Uma opção em conta que permite que conhecer três lindas regiões.

Três Coroas

Três Coroas - RS - WM

A 100 Km de Porto Alegre e a apenas 24 Km de Gramado, está Três Coroas, cidadezinha da Serra Gaúcha que guarda surpresas. Ali, entre as montanhas, fica Chagdud Gonpa, um dos principais templos budistas do Brasil, de visual colorido e ares relaxantes. Já a outra principal atração da cidade é cheia de adrenalina: rafting nas corredeiras do Rio Paranhana. Diversas empresas especializadas organizam o passeio, o que faz do local um polo para a atividade.  

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.