Diminuição de impactos

Confira dicas para tornar sua viagem mais ambientalmente responsável

Atitudes podem ajudar a melhorar contato com o meio ambiente

16:11 · 20.06.2018 por Redação Diário do Nordeste
casa
Casas ecológicas ou sustentáveis são ótimas escolhas para acomodação, pois são projetadas e construídas com base nos princípios da sustentabilidade ambiental

As maravilhas e benefícios de viajar vão para muito além de apenas conhecer novos lugares, aprender sobre uma cultura diferente, fazer amizades ou recarregar as energias. É possível fazer desta experiência um momento de utilidade para o meio ambiente. Confira abaixo dicas para ajudar a diminuir os impactos sobre a natureza durante uma viagem. A lista foi elaborada plo serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem, Airbnb.

Acomodação

Casas ecológicas ou sustentáveis são ótimas escolhas para acomodação, pois são projetadas e construídas com base nos princípios da sustentabilidade ambiental. É possível encontrá-las próximas das grandes metrópoles.

É importante lembrar que a casa não precisa ser ecológica para que sua estadia seja responsável. Você pode fazer escolhas amigáveis ambientalmente por conta própria, como apagar as luzes quando você sair do quarto, encher um recipiente próprio de bebida em vez de usar plástico e escolher uma moradia que tenha uma localização próxima ao que você se programou para fazer, causando menos impacto com a locomoção. Além disso, você pode investir em reciclagem sempre que for possível.

Modo de transporte

Locomover-se sem utilizar veículos que poluem o meio ambiente, como bicicletas ou caminhadas, é a melhor pedida. Porém, sabemos que isso nem sempre é possível.

Por isso, a sugestão é dar preferência ao transporte público como ônibus, metrô ou trem. Caso alugue um carro, escolha o modelo mais econômico para reduzir o consumo de combustível. Em carros flex, a melhor opção é abastecer com etanol, que é uma fonte renovável. Se for necessário utilizar avião, escolha um voo direto para economizar tempo, além do que, reduz as emissões de carbono.

Programas sustentáveis

Outra dica é programar-se para que suas atividades durante a viagem sejam sustentáveis. Ao sair, leve sua própria garrafa de água e recolha o lixo que produzir. Ao ir às compras, lembre-se de levar um saco reutilizável com você e dê preferência aos produtos e programas locais. Essa é uma forma de contribuir com a geração de empregos e aumentar a renda dos moradores.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.