Ecoturismo

Confira as melhores praias de água doce do País

Famoso por seu extenso litoral e pelo imbatível apelo de sol e mar, o Brasil também possui as praias de rio. Atrações ainda pouco conhecidos dos turistas, esses mananciais impressionam pela beleza e harmonia com a natureza

Distante 70 Km do Centro de Belém, a região de Mosqueiro tem nada menos do que 15 praias de água doce com ondas ( Fernando Sette )
09:00 · 02.09.2018 / atualizado às 13:47 · 03.09.2018 por Marlyana Lima - Editora

É fato que o Brasil é um dos países com maior biodiversidade do planeta e concentra cerca de 12% de toda água doce do planeta. O que nem todo brasileiro que gosta de viajar sabe é que o País também é rico em destinos onde as chamadas praias de água doce, ou praias de rio, são o centro das atenções. Esses locais oferecem mergulhos refrescantes em águas calmas e cristalinas, ideais para contemplar a natureza e praticar esportes como standup paddle, canoagem, passeios de caique e de lancha.

Por todo País, é possível desfrutar desses mananciais que, em geral, são mais vazios e preservados em comparação às praias do litoral. Em sua maioria, estão próximos a pequenos municípios. 

Quem planeja visitar essas praias acaba descobrindo que muitas outras opções para se divertir no entorno. Pode-se aproveitar o banho de rio, fazer trilhas próximas à natureza e curtir a diversão dos passeios de boia e de barco. 

Recentemente, o Ministério do Turismo destacou algumas das melhores praias de rio do País. Confira algumas delas:

Alter do Chão, Pará

alter

Essa praia tem areias brancas banhadas pelas águas doces e calmas do Rio Tapajós e é conhecida como “Caribe Amazônico”. Localizada na região de Santarém, no oeste do Estado, Alter do Chão é apontada como uma das principais belezas naturais do Brasil. A praia aparece no período da vazante do rio, entre os meses de agosto e janeiro. O balneário é um dos pontos mais visitados da região e já foi eleito pelo jornal britânico The Guardian, em 2009, como a melhor praia do mundo. (Foto: Tiago Silveira / MTur)

 

Praia da Figueira, Mato Grosso do Sul  

figueira

O município de Bonito (MS) dispensa apresentações. É nesse paraíso que fica a praia da Figueira, com areia branca e uma lagoa de 60 mil metros quadrados repleta de peixes. Além do mergulho, o local (uma propriedade particular) oferece diversas atividades como tirolesa, caiaque e flutuação. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 18h, e o preço para entrada é R$ 50. (Foto: Reprodução Youtube)

Lençóis Maranhenses, Maranhão

lenois

Patrimônio natural, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica a 250 km de São Luis e encanta com suas paisagens cinematográficas. Ao longo de seus 270 km² de superfície, o parque tem dunas de areia onde se formam numerosas lagoas de água doce, em incríveis espaços para mergulhar e se refrescar. (Foto: Biaman Prado/MTur)

Mosqueiro - Pará

sette

Distante 70 Km do centro de Belém, Mosqueiro tem nada menos do que 15 praias de água doce, com ondas e temperatura super agradável. O local possuí uma boa infraestrutura turística com meios de hospedagem para todos os bolsos e gostos, além da diversidade gastronômica. Um dos destaques é a Praia do Chapéu Virado, onde pode-se desfrutar dos deliciosos pratos como a Unha de Caranguejo. (Foto: Fernando Sette)

Praia do Cerrado, Goiás

agua

Parte integrante do complexo Rio Quente Resorts, em Rio Quente (GO), o Hot Park é um parque aquático que usa água quente natural de fontes termais abundantes na região. Essas águas são as mesmas que banham a praia artificial de areia fina conhecida como Praia do Cerrado, uma das principais atrações do lugar. (Foto: Divulgação / Rio Quente Resorts)

Prainha da Cachoeira da Velha, Tocantins

prainha

A maior cachoeira do Parque Estadual do Jalapão é alimentada pelas águas do Rio Novo. Nela, as águas formam duas quedas em formato de ferradura, com aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura. Próximo à Cachoeira da Velha existe uma prainha com sombra e águas mansas. A trilha conta com espaços para descanso e contemplação da natureza. O local também é propício ao camping. (Foto:TripAdvisor)

Praia da Tartaruga, Tocantins

tartaruga

Distante 350 km de Palmas, é uma das mais frequentadas nos dias quentes de Tocantins. Com excelente infraestrutura para receber os visitantes, a praia surge numa ilha que se forma quando as águas do Rio Tocantins baixam, criando um belo espaço natural. (Foto: Turismo Tocantins)

Caraíva, Bahia

Caraíva-Bahia

A 103 km de Porto Seguro, a pacata vila de Caraíva tem entre seus maiores encantos o rio homônimo. O manancial separa o povoado de Nova Caraíva e é a única forma de acesso à vila de pescador que não permite a entrada de carros e onde todas as ruas ainda são de areia branca. Às margens é possível apreciar o pôr do sol, comer um pastel de arraia e mergulhar na água quentinha. Também é possível aproveitar as águas calmas para fazer um passeio de stand up paddle e descer o rio de boia. (Foto: Wikimedia)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.