Aviação

Confins é Aeroporto mais pontual do País

Ranking mostra as companhias aéreas e terminais aeroviários mais pontuais do mundo. Guarulhos cai nove posições e Belo Horizonte agora lidera no Brasil. Fortaleza não é citada

15:51 · 03.01.2018
confins
Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, foi o mais bem avaliado no quesito pontualidade

Pontualidade é um dos fatores mais importantes para quem trabalha na área da aviação civil. Por esse motivo, todos os anos, a OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo mundial, divulga um ranking com companhias e aeroportos que melhor cumpriram os horários de voos.

Os números relativos a 2017 trazem novidades. Depois de conquistar a segunda colocação entre os aeroportos mais pontuais do mundo, em 2016, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, maior terminal do País, caiu nove pontos e agora ocupa a 11ª posição global, com 79,70% dos voos sem atraso. No ano passado o percentual de pontualidade era 85,28%. Os três mais bem avaliados foram Minneapolis (EUA), Doha (Catar) e Moscou (Rússia).

Foram elaboradas listas para cinco categorias: pequenos (2,5 a cinco milhões de passageiros transportados por ano), médios (cinco a dez milhões), grandes (dez a 20 milhões), principais (20 a 30 milhões de assentos) e os mega aeroportos (mais de 30 milhões). 

O brasileiro em destaque, desta vez é Confins, de Belo Horizonte (MG) que aparece na quarta colocação da categoria médios/mundial, com 84,96% dos voos acontecendo no horário marcado. O terminal mineiro também o mais pontual do País. Seguindo na mesma categoria aparecem os aeroportos de Santos Dumont (RJ), em sexto lugar com 84,33% dos voos na hora certa; e Viracopos (Campinas), em 12º com a porcentagem de 83,14%.

Na categoria de porte grande (dez a 20 milhões) figuram na quarta e quinta colocações os aeroportos de Brasília e do Rio de Janeiro (Galeão), com 84,58% e 84,25% dos voos decolando no horário marcado, respectivamente. Na mesma lista aparece o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na oitava colocação, com 82,32% de pontualidade.

Na categoria pequenos (2,5 a cinco milhões) aparecem Curitiba, Recife e Porto Alegre entre os 20 mais pontuais. Nenhum conseguiu entrar no top 10. Em 2016, O Aeroporto Pinto Martins, de Fortaleza, ficou na 11ª posição mundial em sua categoria. Desta vez, não foi listado o que sinaliza menor número de voos saindo no horário previsto.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.