Portugal

Colheita de uvas é celebrada com vinho e diversão

Festa das Vindimas de Viseu ocorre no mês de setembro

12:35 · 12.09.2018 por Redação Diário do Nordeste
restaurante
A região é conhecida por produzir vinhos encorpados, considerados dos melhores do país

A região do Dão, no Centro de Portugal, é conhecida por produzir vinhos encorpados, considerados dos melhores do país. No mês de setembro, ocorrem as colheitas das uvas, chamadas de vindimas. Marca, também, o início da produção do vinho. 

Para celebrar o momento, a cidade de Viseu realiza, anualmente, a Festa das Vindimas. É uma oportunidade para os turistas conhecerem a região e os vinhos, relaxando e se divertindo bastante. 

O evento dura quatro dias. Neste ano, será de 20 a 23 de setembro. 

Além das delícias das uvas e dos vinhos, a Festa das Vindimas possui outras atrações. Os shows de música, por exemplo, agitam o público e animam a região. Diversos artistas portugueses participam das apresentações, que ocorrem em locais emblemáticos da cidade, como o Adro da Sé e o Rossio.

As atividades tradicionais da colheita também atraem muitos turistas. Vários produtores abrem as portas das "quintas" para que os visitantes possam colher ou até pisar nas uvas.

Um dos principais points do evento é o Mercado 2 de Maio. Lá ocorre a maior parte da programação oficial da festa. Também é onde fica o Mercado dos Vinhos e Sabores, espaço onde se pode provar não apenas os vinhos da região, mas queijos, enchidos, doces, geleias, entre outros. 

No último dia do evento, ocorre a já tradicional meia maratona EDP Running Wonders Viseu, conhecida como a "Corrida da Emoção". São três percursos: Maratona (21 quilômetros), Mini Maratona (10 quilômetros) e Caminhada (5 quilômetros).

Viseu está localizada a cerca de 100 quilômetros de Coimbra, no coração de Portugal. A região do Centro português possui inúmeros patrimônios da UNESCO, além de ostentar um litoral apreciado por surfistas, aldeias históricas, rica gastronomia, natureza exuberante e muita cultura.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.