QR Code

Cidades brasileiras usam a tecnologia para atrair e informar turistas

Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que 57% dos visitantes estrangeiros consultaram a internet sobre destinos locais

Em Salvador, o projeto #Reconectar disponibiliza informações em três idiomas que podem ser acessadas pelo QR Code ( Foto: Jefferson Peixoto/ Divulgação )
10:00 · 17.08.2018
Mercado Público de Florianópolis é um dos pontos contemplados no roteiro autoguiado do Centro Histórico ( Rodrigo Soldon )

Levantamento feito pelo Ministério do Turismo (MTur) mostrou que a maioria - cerca de 57% dos turistas estrangeiros que estiveram no Brasil em 2017 utilizaram a internet como fonte de consulta sobre destinos nacionais. O resultado evidencia como a oferta de tecnologia é valorizada pelos viajantes. 

De olho nessa tendência, alguns ícones do turismo nacional já disponibilizam QR Code (código de resposta rápida) que estampam na tela de celulares ou tablets informações sobre seus atrativos.

Em Salvador, um projeto pioneiro alocou placas com o sistema em monumentos da capital baiana que conduzem a conteúdo descritivo trilíngue (português, inglês e espanhol). A iniciativa integra o Projeto #Reconectar, desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos.

A lista de locais contemplados convida o visitante a uma verdadeira viagem pela história sotepolitana. Destaque para o busto do fundador da cidade, Thomé de Souza, na Praça Municipal, reunindo ainda os monumentos a Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé; a Castro Alves, na praça que leva o mesmo nome do poeta, e a Dodô e Osmar, inventores do famoso trio elétrico, nascido no município.

Florianópolis, em Santa Catarina, é outra capital que investe em inovação. O roteiro autoguiado do Centro Histórico, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas, com apoio da Prefeitura Municipal, envolve 25 pontos. A partir da Catedral Metropolitana, o circuito tem marcações no piso com mosaicos identificados pela figura folclórica do Boi de Mamão. A caminhada, de cerca de três horas, percorre igrejas, museus e praças revelando um patrimônio culturalmente rico.

Monumentos em SP e Recife

Maior metrópole da América Latina, São Paulo instalou placas com informações (em português, inglês e espanhol) na frente de monumentos ou diretamente na fachada dos imóveis. Os dispositivos com QR Code direcionam usuários a uma página específica de cada local, elaborada pela São Paulo Turismo, contendo dados e curiosidades.

Pontos emblemáticos da Terra da Garoa estão na lista, a exemplo da Catedral da Sé, do Edifício Copan, da Estação da Luz, da Galeria do Rock e do Mercado Municipal. O projeto, que faz parte de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de São Paulo, envolve ainda sinalização para pedestres, que mostram a localização de destinos de interesse turístico próximos à área.

Recife também vem apostando na tecnologia para turbinar o turismo local. Na capital pernambucana, o sistema permite ‘passear’ por símbolos do turismo local, como o Marco Zero, o Cais da Alfândega, o Teatro de Santa Izabel, o Mercado São José e a Ponte Maurício de Nassau. As placas direcionam ao link do projeto Recife Antigo na Palma da Mão, organizado pela Prefeitura Municipal, que reúne dados sobre imóveis, ruas e fatos históricos.

Para utilizar o QR Code, é necessário acessar o App Store (no caso de iPhones e iPads) ou o Google Play (para Androids), buscar um dos aplicativos de leitura do sistema e fazer o download do aplicativo.

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