Em outubro

Aracati promoverá o 1° Festival de Gastronomia e Cultura

A Prefeitura do Aracati e o Sebrae-CE promovem, nos dias 27 e 28 de outubro, o 1º Festival de Gastronomia e Cultura do município. O evento espera atrair um público visitante de 1.500 pessoas por dia

Centro Histórico de Aracati será palco do 1° Festival de Gastronomia e Cultura do município ( Ellen Freitas )
10:56 · 07.10.2017 por Marlyana Lima - Editora
Com apoio do Sebrae, o artesanato local terá destaque durante o evento ( Divulgação )

Um festival para entrar para o calendário de eventos da cidade. É dessa forma que está sendo preparado o 1º Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati. Ao todo, serão montados 12 estandes capitaneados por empresas do ramo de alimentação que atuam no município, além de espaço para Food Trucks

O evento será realizado nos dias 27 e 28 de outubro, na Rua Grande, no centro histórico da cidade, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, e integra a programação comemorativa dos 175 anos de emancipação política de Aracati.

A programação está sendo estruturada de forma que toda a potencialidade gastronômica da região do litoral leste cearense seja valorizada, em especial os pescados e frutos do mar que terão três estandes exclusivos. A eles se somarão dois estandes de comida de boteco, dois de pizzas e massas, um de carnes/churrasco, um de bolos e doces, um de comida saudável e duas lanchonetes tradicionais da cidade, que oferecerão produtos preparados previamente e modelados especificamente para atendimento do público visitante do Festival.

Gastronomia e turismo

“A preocupação do Sebrae é contribuir para o fortalecimento da gastronomia regional, através da valorização da experiência gastronômica, como uma ferramenta de fidelização do cliente e diferencial competitivo para o pequeno negócio”, explica a analista do Sebrae-CE, Lucieuda Bezerra da Silva

Para a secretária de Turismo e Cultura do município, Denise Pontes, a parceria com o Sebrae é fundamental para fomentar o desenvolvimento dos pequenos negócios no Aracati e fortalecer o turismo na região. “O festival gastronômico vem com a proposta de uma revitalização da Rua Grande, de ocupação de espaços públicos. Aliados ao Sebrae temos a garantia de que o que será exposto e vendido no festival vem com qualidade”. Ela ressalta ainda a importância na capacitação, já que uma das condições impostas pelo Sebrae ao expositores interessados é participar das ações preparatórias, aí se incluindo um treinamento sobre manipulação adequada de alimentos.

Artesanato

Com a parceria da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, que tem como titular Luisa da Costa Feitosa, o Sebrae abre nesse Festival também espaço para os artesãos do município, que poderão expor suas peças. A seleção dos participantes será feita pelas associações cadastradas e que já operam com a Prefeitura do Aracati e o Sebrae em projetos de capacitação e de estímulo da economia criativa.

A secretária Luisa Feitosa frisa a importância do envolvimento dos artesão do município, ressaltando ainda que um trabalho que já vem sendo feito com as labirinteiras e com mulheres que trabalham com palha já vem surtindo efeito. “As labirinteiras e as artesão que foram por nós capacitadas para o trabalho com palha, estarão nesse ano na Casa Cor em Fortaleza, inclusive com publicação na revista especializada que é produzida para o evento. E ter um evento como esse Festival de Gastronomia e Cultura ajuda a dar visibilidade ao trabalho importante e belo que elas desenvolvem”, destacou.

Durante os dois dias de evento haverá ainda um palco montado, onde diversos artistas da região serão convidados, inclusive com a realização simultânea do Festival de Cantadores e Repentistas do Aracati.

SERVIÇO

1º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati

  • Período: 27 e 28 de outubro
  • Horário: 18h30min às 23h30min
  • Local: Rua Coronel Alexanzito (popularmente conhecida como Rua Grande), em Aracati.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.