Primeiro do Nordeste

Alagoas terá trem turístico em homenagem a Graciliano Ramos

Rota vai ligar a cidade de Quebrangulo, cidade natal do autor de "Vidas Secas", a Palmeiras dos Índios, no interior de Alagoas

A cidade de Palmeira dos Índios fica a cerca de 136 km da capital, Maceió
12:02 · 26.04.2018 / atualizado às 12:03
Cidade onde Graciliano Ramos nasceu, Quebrangulo faz parte da antiga "Zona da Mata" de Alagoas

O primeiro trem turístico do Nordeste vai ligar a cidade de Quebrangulo, cidade natal de Graciliano Ramos, autor de "Vidas Secas", a Palmeiras dos Índios, onde o escritor viveu por pelo menos dez anos e foi eleito prefeito, em 1927. Ambas ficam a uma hora e meia de Maceió, capital de Alagoas.

Lançado em 2003, o projeto - com custo previsto de R$ 7 milhões - foi interrompido depois de uma enchente no local, em 2010. Com as obras retomadas, a previsão é que os 28 quilômetros de ferrovia sejam inaugurados em dezembro deste ano. A rota contará com duas locomotivas, uma a vapor e outra a diesel, com capacidade para 80 pessoas cada. O preço dos ingressos ainda não foi definido.

Segundo o idealizador do projeto, David Maia, a ideia é aproveitar atrações culturais já existentes em torno da vida do escritor, como os museus dedicados à vida dele nas duas cidades. Os turistas também poderão visitar a aldeia dos Xucuru-Kariri e acompanhar a produção artesanal de rapadura, produto típico da região. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.