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Agências de viagens online conhecem Rota das Emoções

Os representantes das seis principais Online Travel Agencies (OTAs) do país estão tendo a oportunidade de conhecer de perto alguns dos atrativos que integram a Rota das Emoções

10:37 · 04.10.2017 por Sebrae

Os representantes das seis principais Online Travel Agencies (OTAs) do país estão tendo a oportunidade de conhecer de perto alguns dos atrativos que integram a Rota das Emoções. A ação é promovida pelo Sebrae dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão e visa promover o roteiro e aproximar estas agências, que comercializam produtos e serviços turísticos pela internet, dos empresários do segmento do turismo que atuam no território da rota.

A programação começou no último dia 18, em São Luís (MA), com uma apresentação institucional do roteiro realizada pelo gerente da Unidade Regional Lençóis Munim (MA), Luis Walter Muniz, e encerra-se amanhã com uma visita técnica à Lagoa do Paraíso, em Jijoca de Jericoacoara (CE). Hoje, os representantes das OTAs participarão do seminário “Rota das Emoções e os novos negócios do turismo na era digital” e de um encontro de negócios com os empresários locais - ambos os eventos em Jericoacoara. No local, também será realizada uma palestra com o consultor empresarial em empreendedorismo, turismo e governança, Luiz Barretto Filho, que falará sobre Oportunidades de Negócios na Rota das Emoções. Ele já ocupou o cargo de ministro do Turismo, de setembro de 2008 a dezembro de 2010, e também de presidente do Sebrae Nacional, de janeiro de 2011 até outubro de 2015. Esta mesma programação já foi realizada na última terça-feira (19) em Barreirinhas (MA) e ontem (20), na Parnaíba (PI).

De acordo com o coordenador do projeto Rota das Emoções pelo Sebrae/CE, Tomaz Machado, estes seminários fazem parte da estratégia de atuação do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, desenvolvido pelo Sebrae dos três estados no território do roteiro. “Quando falamos em viagem, a internet é hoje uma das principais fontes de consulta para aqueles que buscam informações sobre destinos, produtos e serviços. O desafio dos empresários deste segmento é estarem atentos e cada vez mais conectados com esta nova realidade, e o do Sebrae é ajudar estes empreendedores nesse processo, por isso essa nova forma de atuação baseada na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes”, disse ele.

Segundo Tomaz, estes encontros estão sendo uma oportunidade para os representantes das OTAs apresentarem seus modelos de negócio ao trade turístico dos três estados. “Queremos com isso aproximar e orientar os empresários da rota sobre as novas empresas de turismo e agências, que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, focadas em tecnologia, facilidades e totalmente online. Para que, de posse destas informações, os empresários possam traçar estratégias para tornar os seus negócios competitivos e alinhados com estas novas tendências de mercado”, explicou o gestor.

Lagoa do Paraíso Jeri Sebrae

Visitas técnicas

Como parte da programação, os representantes das Online Travel Agencies estiveram, na última terça-feira, realizando uma visita técnica ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Já na quarta-feira, eles seguiram para Ilha Grande (PI), onde também visitaram o Delta do Parnaíba, pernoitando na cidade de Parnaíba.

Hoje, pela manhã, o grupo saiu do Piauí em direção ao Ceará. No caminho, eles visitarão a Vila de Tatajuba, a Ilha do Amor e a Lagoa da Torta, em Camocim e pernoitarão na Vila de Jericoacora. Encerrando a programação, amanhã (22), eles visitarão dois dos principais atrativos da região: a Pedra Furada e a Lagoa do Paraíso.

Delta do Parnaíba Sebrae

Tomaz disse que estes momentos são importantes para que os representantes das OTAs possam vivenciar as experiências do roteiro e, consequentemente, terem mais elementos na hora de comercializar os destinos. “Ao viverem estas experiências, eles terão muito mais propriedades na hora de comercializar a rota ou de proporem novos produtos turísticos relacionados à rota para os seus clientes”.

Além disso, o gestor do Sebrae/CE argumentou que, a partir desta vivência, as Online Travel Agencies também poderão dar sugestões que ajudem os empresários da rota a adequar seus produtos e serviços aos consumidores que buscam as agências online.

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