Especial Publicitário

Adrenalina: Viçosa do Ceará recebe competição de Mountain Bike

O evento ajuda a consolidar a Ibiapaba como polo de turismo de aventura

04:57 · 10.08.2017 por Sebrae

Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, é conhecida pela beleza de seu patrimônio histórico. Tanto que em 2003, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou uma parte do centro da cidade, em uma área que abriga 72 casarões de comprovado valor arquitetônico. A cidade também se destaca pelo patrimônio natural, tendo em seu território belas cachoeiras, mirantes com vistas esplêndidas, belas formações rochosas, rios e lagos de águas cristalinas.

Olho d Aguinha Sebrae

Mas a cidade não é apenas para quem quer descansar em um clima bucólico. Ela também pode ser espaço de muita adrenalina e aventuras, como vem mostrando Clube Crazy Bike de Ciclismo, que reúne ciclistas para percorrer as trilhas do município, aproveitando as conhecidas belezas naturais de Viçosa do Ceará e descobrindo novas paisagens antes desconhecidas até mesmo dos moradores próximos a esses singulares atrativos.

Além dos passeios em grupo, o Clube também promove eventos, como o Desafio Crazy Bike XCO, que será realizado no próximo domingo (13). A concentração e largada serão no Polo Turístico da Igreja do Céu, ponto mais alto da cidade, a cerca de 900 metros de altitude. O desafio terá 14 categorias e também será válido pela 5ª etapa da Copa Ibiapaba de Mountain Bike.

As categorias vão desde a Kids, para menores de 12 anos, até a Over, para competidores acima de 50 anos. Haverá, ainda, as modalidades Elite Masculina, Elite Feminina e a de Duplas Mistas. A concentração do evento está marcada para as 6 horas, com largada da primeira categoria prevista para as 7h45. Na noite do sábado (12), os organizadores da competição irão realizar um congresso técnico no Theatro Pedro II.

Sítio Comum Sebrae

Aventura e Turismo

A gestora de turismo do Escritório Regional do Sebrae na Ibiapaba, Lucileide Lourenço, explicou que eventos como este contribuem para que a região se consolide como um polo de turismo de aventura. “O Sebrae está trabalhando a estruturação de um roteiro turístico para a Ibiapaba, e um dos principais componentes deste roteiro é essa vertente do turismo, uma vez que a nossa região se destaca como um cenário propício para práticas de diversas atividades, como ciclismo, voo livre, escalada, rapel, caminhada, exploração de cavernas, entre outros. A realização de eventos esportivos desta natureza só ajuda a fortalecer ainda mais este trabalho”, detalhou a especialista.

Além de ajudarem a fomentar o turismo de aventura, segundo ela, eventos como este também tem uma forte importância para a sustentabilidade do território. “Estes eventos possibilitam aos praticantes fortalecerem o elo com a natureza, levando a uma consciência ambiental mais que necessária à preservação do habitat local como atrativo permanente aos turistas aficionados por esportes de aventura”.

A rota turística da Ibiapaba irá abranger os municípios de São Benedito, Tianguá, Viçosa do Ceará e Ubajara. O roteiro pretende aproveitar e valorizar os principais atrativos deste território, como forma de fortalecer ainda mais a prática do turismo na região. Um dos segmentos de mercado a serem trabalhados neste roteiro é o público interessado na prática de ecoturismo e turismo de aventura, como os já mencionados voo livre, mountain bike, montanhismo, rapel, trilhas e escaladas.

 

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE
Sebrae Logo

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.