Projeto de Lei

7 de maio é instituído como Dia da Praia de Iracema

Reconhecido como um dos pontos turísticos icônicos da Capital cearense, o bairro é o primeiro a ganhar uma data alusiva

17:44 · 21.05.2018
praia
Além da data alusiva, uma série de ações e intervenções estão previstas na requalificação da Praia de Iracema

Aprovado na última quarta-feira, 16, na Câmara dos Vereadores, o Projeto de Lei que estabelece a data 7 de maio como o Dia da Praia de Iracema segue, agora, para a sanção do prefeito Roberto Cláudio. De autoria do vereador Renan Colares, a inicitiva teve processo iniciado em abril.

Sugestão do Instituto Iracema, organização social sem fins lucrativos, a data alusiva visa reconhecer a importância local e internacional do espaço e prevê a realização de eventos e ações articuladas para o resgate cultural e turístico da Praia de Iracema.

Conhecido por seu estilo boêmio e por ser palco de algumas das mais importantes festas da cidade, o bairro vem recebendo, desde janeiro deste ano, ações de ocupação, lazer, reforço na segurança e incentivos fiscais para atrair novos empreendimentos. Também está sendo desenvolvida e testada com a população, a identidade visual do local, com a criação da marca do bairro, que estará presente na comunicação institucional e popular.

Davi Gomes, presidente do Instituto Iracema enfatiza que desde o "Somos Iracema", realizado em janeiro, quando cerca de mil pessoas se reuniram na Praia, estão sendo promovidas atividades semanalmente. "Alguns eventos da Quarta Iracema vêm se consolidando e aumentando o público a cada edição, como o encontro de motociclistas, o samba no Estoril e a ação de vacinação e adoção de animais de estimação. Até o próximo mês, também estaremos lançando a marca da Praia de Iracema, que reúne os principais elementos que compõem o local, fortalecendo a identidade do bairro”, informa.

História preservada

Denominada, anteriormente, como Praia do Peixe, em razão da tradição jangadeira do local, habitada por famílias de pescadores, a Praia de Iracema ganhou novo nome no dia 7 de maio de 1925, após sugestão do conselho de moradores por meio de concurso realizado à época.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.