Pernambuco

Nova Jerusalém: Paixão em cena no agreste

A encenação ao ar livre dos últimos momentos de Cristo atrai milhares de turistas todos os anos a Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco

Cidade-teatro possui nove palcos e uma arrojada cenografia ( Fotos: Nova Jerusalém )
00:00 · 15.02.2018 por Marlyana Lima - Editora

Católicos de todo o Brasil se preparam para a Quaresma. O período, que coincide com a baixa estação, é marcado não apenas pelo feriadão da Semana Santa, mas também pelo turismo religioso que ganha força com eventos já tradicionais.

O maior deles acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 160 km do Recife. A cidade se prepara para receber, de 24 a 31 de março, milhares de turistas que, durante a Semana Santa, irão assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo.

> Turismo religioso segue forte em Pernambuco 

Preparada nos mínimos detalhes, a encenação conta a vida de Jesus, começando com o Sermão da Montanha e terminando com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. Os espetáculos começam diariamente às 18h, mas os portões são abertos ao público às 16h para que todos se acomodem com calma.

Cidade-teatro

Transformado em cidade-teatro, o local da apresentação possui nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Jesus, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo.

Outro ponto alto da Paixão de Cristo é o elenco de artistas que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações que emocionam e dão força ao realismo das cenas.

Como acontece todos os anos, a encenação contará também com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Renato Góes, ator que tem se destacado em novelas e minisséries, que interpretará o papel de Jesus na Paixão de 2018. Ao seu lado estarão nomes como Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.

Espetáculo grandioso

Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo sob a batuta dos diretores artísticos Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Além disso, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais.

Segundo o presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, que também é o coordenador geral da peça, boa parte desses profissionais trabalham o ano todo para que, durante a temporada, tudo fique perfeito.

"Desde o início, quando as encenações aconteciam nas ruas da Vila de Fazenda Nova, o espetáculo é realizado com muito suor, muita dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. Nós nos esmeramos na riqueza dos detalhes e no realismo das cenas a fim de proporcionar ao nosso público uma viagem no tempo, na qual as pessoas possam viver emoções como se estivessem presenciando os fatos que aconteceram há mais de dois mil anos", afirma.

O esforço e a seriedade empreendidos na montagem da Paixão de Cristo traduzem-se na satisfação revelada pelo público nas pesquisas de opinião. Todos os anos, cerca de 98% dos pesquisados consideram o espetáculo ótimo ou bom.

Além disso, quase 50% do público retornam para assistir a Paixão pelo menos mais uma vez. Não por acaso, ao longo dos seus mais de 50 anos de história, a Paixão de Cristo já registra um público acumulado de aproximadamente 3,8 milhões de espectadores.

Mais informações:

Entradas: R$ 100,00 a R$ 140,00

À venda no site oficial: www.novajerusalem.com.br

Fone: (81) 9.9961.3396

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.