No Brasil

Mato Grosso do Sul é líder em hospitalidade

Pesquisa mostra que os turistas estrangeiros também deram destaque aos estados do Sul do País

Barco Hotel em Corumbá, Mato Grosso do Sul, estado campeão em hospitalidade no País ( Fotos: Flávio André / MTUR )
00:00 · 06.09.2018
Nascente Azul, em Bonito (MS). O contato com natureza é um dos motivos citados pelos turistas estrangeiros para visitar novamente o Brasil
Pesquisa do Ministério do Turismo também destaca a gastronomia brasileira entre os quesitos mais elogiados pelos visitantes de outros países

O destino nacional que tem o Pantanal como maior atração turística foi eleito o melhor do País no quesito hospitalidade, com aprovação de 99,8% dos visitantes internacionais que estiveram no Brasil em 2017. O índice do Mato Grosso do Sul (MS) é o mais alto entre os 17 estados pesquisados pelo Ministério do Turismo.

A boa notícia é que não apenas os sul-mato-grossenses foram bem avaliados. Em todo o País, os percentuais de hospitalidade nos destinos pesquisados ficaram acima de 95,7%, confirmando a fama que o brasileiro tem de ser de bom anfitrião.

No ranking, depois do MS, as melhores avaliações ficaram com os estados da Região Sul: Santa Catarina (99,2%), Rio Grande do Sul (98,9%) e Paraná (98,5%). São Paulo e Rio Grande do Norte vieram na sequência, empatados com índice de 98,4%.

"A pesquisa confirma nossa avaliação de que o nosso povo é um dos principais ativos do turismo brasileiro. No geral, a infraestrutura e os serviços de turismo são muito bem avaliados pelos estrangeiros que nos visitam", analisou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

No resultado geral, a hospitalidade foi o item com melhor avaliação do turista internacional entre os 19 quesitos de infraestrutura e serviços pesquisados pelo MTur. Também foram analisados os índices de satisfação com alojamentos (96,4%), gastronomia (95,7%), restaurantes (95,5%) e aeroportos (92%), seguidos de diversão noturna (91,4%) e guias de turismo (91,2%).

Recorde de visitantes

A boa avaliação coincide com o crescimento do turismo internacional no País. Em 2017, o Brasil recebeu cerca de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros, número recorde da série histórica.

Os principais países emissores são Argentina, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Uruguai, França e Alemanha, e o destinos mais visitados a lazer são Rio de Janeiro, Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo. Para o Estudo da Demanda Turística Internacional, foram entrevistados 35,5 mil estrangeiros em 15 aeroportos internacionais e 10 fronteiras terrestres.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.