Argentina

Los Alerces: onde a natureza é a atração

Os passeios de caiaque pelas águas cristalinas do rio Arrayanes oferecem uma nova perspectiva do parque

Travessia de caiaque é um dos passeios mais populares no Parque Nacional Los Alerces. A natureza intocada é um convite à diversão ( Fotos: Sec. De Turismo de Esquel )
00:00 · 20.04.2017
Trecho de corredeiras do rio Arrayanes é o cenário perfeito para os adeptos do turismo de aventura na Patagônia argentina

Perto da cidade de Esquel, nas montanhas da província do Chubut, rios e lagos se "encontram" à espera dos visitantes que buscam aventuras em meio à natureza (quase) selvagem do Parque Nacional Los Alerces. Nesse pedaço da Argentina, o cenário é ideal para a prática do ecoturismo.

Atravessar lagos, andar sobre geleiras e cruzar túneis de gelo são apenas algumas das experiências que se pode encontrar por lá. Mas, entre as atrações, o destaque fica mesmo por conta do rio Arrayanes muito procurado por praticantes de canoagem. É comum ver grupos de turistas navegando em caiaques enquanto aproveitam a vista surpreendente da região.

O correr da água, o som dos pássaros, a variedade da vegetação, a brisa fresca e perfumada pelos aromas do bosque, o movimento de peixes nas águas transparentes, conseguem despertar todas as sensações de maneira intensa e constante durante a prática da canoagem. Aliás, percorrer os rios da Patagônia argentina é como atravessar um portal para um espaço em equilíbrio, limpo e de céu imenso, o que permite uma visão privilegiada a partir das montanhas. De lá, se vislumbra um cenário majestoso e lugares que só podem ser alcançados pela água.

Belezas ocultas

Para apreciar a flora e a fauna que vive às margens do rio é preciso estar disposto a explorar o Parque Nacional Los Alerces em passeios que não se repetem, dada a variedade de esconderijos dos animais típicos da região. Aves como o Aguilucho, Carancho, Carpintero Negro Patagônico, Condor e Cotorra Austral acompanham o ritmo que marca os remos. Quando o movimento das embarcações cessa, a água permanece calma a ponto de se observar o balé das trutas em seu habitat natural.

Aventura

Navegar pelo Arrayanes a bordo de um caiaque é uma das melhores formas de percorrer o Parque Nacional Los Alerces. No trajeto, que pode levar entre 2 a 4 horas, é possível apreciar o contraste do verde da vegetação com as águas em tom de azul-turquesa.

O conforto e a segurança de quem visita o parque também estão garantidos. Para se ter ideia, a estrutura conta com sete áreas de camping tradicional, nove de camping agreste (na mata), sete de camping livre (áreas abertas), 23 cabanas, cinco hotéis, três restaurantes e três quiosques.

Também há diversos pontos com banheiros públicos e, claro, os portos para quem deseja fazer a travessia fluvial e embarcar na aventura.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.