Holanda

Keukenhof: o jardim da Europa

O maior parque de flores do mundo é também uma das principais atrações turísticas da Holanda

Todos os anos um tema diferente norteia os mosaicos floridos do parque ( Fotos: Holland Alliance )
00:00 · 15.03.2018 por Marlyana Lima - Editora
Símbolo da cultura holandesa, o moinho de Keukenhof tem mais de cem anos de história e pode ser visitado durante a primavera quando ganha a moldura multicolorida das tulipas, outro importante ícone do país

Flores. Milhares delas, em diferentes cores, tipos e tamanhos, formam um tapete vivo que se estende a perder de vista. É esse espetáculo da natureza que durante oito semanas pode ser visto em Keukenhof, na Holanda. Este ano, o maior parque florido do mundo abre suas portas para sua 69ª edição do festival de primavera que começa dia 22 de março e segue até 13 de maio.

Localizado em Lisse, a menos de uma hora de Amsterdã, Keukenhof é uma das principais atrações turísticas da Holanda e o melhor lugar para admirar um dos ícones do país: a tulipa. Conhecido como "Jardim da Europa", o parque também exibe as cores da primavera com seus jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios e muitas outras espécies que compõem os canteiros.

Para se ter ideia da grandiosidade de Keukenhof, a cada edição são plantados 7 milhões de bulbos de flores. Apesar de abrir apenas na primavera, os preparativos têm início muito antes, no outono, quando começa o novo ciclo de plantação, floração e colheita.

O parque recebe anualmente cerca de 1 milhão de visitantes e a tendência é que o número aumente. Em 2017, 1,4 milhões de pessoas visitaram o parque, 200 mil a mais que em 2016.

Dos visitantes, 75% são de fora da Holanda. Ano passado, 30 mil brasileiros visitaram o Keukenhof, o que colocou o Brasil entre os 10 países que mais enviaram turistas ao parque.

Image-2-Artigo-2373557-1
O "Jardim da Europa" tem excelentes instalações e é bem acessível para crianças e adultos com dificuldade de locomoção. Há áreas dedicadas à recreação onde se pode descansar durante o passeio 

O local não só atrai muitos visitantes, mas é o mais importante acontecimento no setor de floriculturas holandês e uma bela maneira de profissionais exibirem seus trabalhos. Dos visitantes, 15% têm interesse em negócios. Além disso, o parque conta com 500 produtores e fornecedores de flores.

Ano do Romance

Todos os anos, um tema diferente inspira a montagem dos mosaicos floridos e outras atrações do Keukenhof. Em 2018, o escolhido foi "Romance". Embora flores e romantismo estejam diretamente ligados, a escolha faz referência à história do parque, concebido durante o período do Romantismo na Europa, em 1857, como jardim ornamental do castelo homônimo, antes de abrir as portas ao público em 1950.

Para seguir os temas, o parque é redesenhado todos os anos. O paisagista inspira-se nas últimas tendências e adapta o design de acordo com o desejo dos produtores. Por sua vez, fornece inspiração aos visitantes que buscam novas ideias para seus jardins. Nas exposições, profissionais também colocam em prática suas técnicas de jardinagem.

Image-3-Artigo-2373557-1
Um dos passeios mais populares é caminhar pelos bosques apreciando a beleza dos campos de tulipa e de outras flores que surpreendem pelas diferentes tonalidades. Os mosaicos são preparados meses antes da abertura dos portões

Jardim encantado

Outras atrações tornam a visita a Keukenhof um passeio imperdível. Uma delas é o jardim de esculturas que conta com cerca de 100 obras de arte de diversos estilos. Para as crianças, há um labirinto, campo de jogos, além de um amplo espaço de recreação.

Para valorizar a tradição, Keukenhof mantém aberto à visitação um moinho com mais de 100 anos de história. O local é um dos pontos mais procurados pelos turistas que buscam eternizar a visita em selfies e vídeos.

Quem aprecia jardinagem também tem seu espaço garantido. Os pavilhões apresentam 20 mostras de flores e plantas variadas. É a apoteose de uma competição entre produtores que premia o melhor desempenho com a ajuda de um júri.

Saiba mais

Onde fica

O parque Keukenhof fica na província holandesa de Lisse, localizada a 30 quilômetros ( menos de uma hora) da capital Amsterdã

Quando acontece

O parque abre suas portas durante apenas oito semanas no ano, sempre de 8 às 19h30. A próxima temporada começa no dia 22 de março e se encerra no dia 13 de maio com um festival de música clássica. Em 2018, será comemorada a 69ª edição de atividade do local

Quanto custa

Entre 8 euros (crianças de 3 a 17) e 18 euros (adultos). Menores de 3 anos têm entrada gratuita. Os bilhetes para adultos, comprados pela internet (keukenhof.Nl/en), custam 17 euros

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.