Turismo cultural

Jornada de descobertas no coração da Holanda

Utrecht é uma das cidades mais antigas dos Países Baixos. Visitar seus museus é um programa imperdível

Localizado próximo à Torre Dom, o Speelklok é conhecido como o museu mais musical do mundo. Seu acervo inclui coleções de relógios de carrilhão, além de inúmeras caixas de música, pianolas e instrumentos do gênero que atravessaram gerações
00:00 · 07.06.2018

Charmosa e sempre muito animada, Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda. Com cerca de 300 mil habitantes, dentre os quais 70 mil estudantes, oriundos das sete universidades da região, o destino exibe com orgulho os traços medievais.

> Típico estilo holandês de viver 

Fundada no ano 47, a cidade se modernizou sem perder a identidade e costuma receber visitantes interessados no "day trip". Na verdade, vale a pena esticar a estadia para conferir os pontos turísticos com calma. Entre eles, destaque para os museus, como o Speelklok - ou Museu da Música - que fica no interior da Buurkerk, a igreja mais antiga de Utrecht.

O Speelklok é, sem dúvida, o museu mais musical do mundo. A coleção contém relógios de carrilhão, caixas de música, Flötenuhren, pianolas, o rouxinol cantor, orquestrinos (incluindo a famosa Violina) e antigos órgãos de rua, de feira e de dança. Visitas guiadas são realizadas a cada hora, mostrando todos os aspectos de seu acervo.

O Dom Under é a mais nova atração local e convida os visitantes a conferirem 2 mil anos de história através de uma jornada subterrânea de descobertas, repletas de contos emocionantes e tesouros arqueológicos, que desvenda o passado romano da cidade juntamente com seus dias de glória durante a Idade Média. Funciona todos os dias, e durante algumas noites, exceto às segundas-feiras. Devido ao grande interesse, é aconselhável reservar um bilhete antecipadamente pelo site.

Quem viaja acompanhado de crianças, certamente vai gostar do Miffy Museum. O espaço é dedicado exclusivamente à coelhinha Miffy, principal criação do ilustrador Dick Bruna, um dos nativos mais famosos da cidade. Suas histórias foram traduzidas para 40 idiomas e venderam mais de 85 milhões de livros no mundo inteiro. No museu, os pequenos têm a liberdade de explorar, desenhar, dançar e aprender enquanto estão brincando.

Outro ponto de parada muito popular é a Casa Rietveld Schröder, um símbolo do movimento artístico De Stijl, que nasceu na Holanda. A construção foi projetada e decorada pelo arquiteto e designer de Utrecht, Gerrit Rietveld. Devido ao espaço limitado, é necessária reserva antecipada. Os ingressos incluem entrada para o Museu Central, no mesmo dia.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.