cenário submarino

Ilhas Cayman: mergulhe nesse paraíso

Com naufrágios e uma "cidade submersa", o local foi eleito um dos melhores do mundo para atividades subaquáticas

Mergulho com arraias nas águas da Grand Cayman, a maior das três ilhas ( Foto: Lawson Wood )
00:00 · 09.11.2017 por Marlyana Lima - Editora

Respire fundo e prepare-se para uma aventura sob as águas. Nosso destino são as Ilhas Cayman, um território britânico no Caribe a uma hora de voo de Miami, nos Estados Unidos. Com áreas de naufrágios perfeitas para exploração, além de paradisíaco, o local é considerado um dos melhores pontos de mergulho do planeta.

O roteiro completo é composto por três ilhas: Grand Cayman, a maior de todas, Cayman Brac e Little Cayman, com fácil acesso entre si. Todas elas oferecem uma combinação de praias, cultura, esportes aquáticos e gastronomia de alto nível, criando uma proposta ideal de descanso para casais, famílias ou grupos de amigos. Além disso, devido à sua formação geográfica, o lugar se transformou em um destino obrigatório para mergulhadores de todo o mundo em busca de grandes aventuras submarinas.

Image-0-Artigo-2321260-1
A diversidade de vida marinha presente no mar do Caribe atraí visitantes em busca de aventuras únicas. Nas ilhas Cayman, o cenário submarino inclui torres, tubos e arcos de corais multicoloridos (Fotos: Cayman Islands Department of Tourism)

A geografia das Ilhas Cayman é singular e inclui grandes montanhas submersas, com imensos paredões submarinos. A região é explorada por cerca de 40 operadoras de mergulho espalhadas pelas três ilhas que oferecem equipamentos e excursões aos mais de 365 pontos de mergulho disponíveis.

Reconhecidas pelo pioneirismo no mergulho recreativo no Caribe, as Ilhas Cayman são respeitadas por seguir à risca as normas de preservação e segurança, sendo citadas entre os cinco principais destinos do mundo para mergulhos. Isso sem falar na variedade e beleza dos recifes de corais.

Nadando com arraias

Os grandes recifes de corais, como o North Wall, ficam longe da costa, mas grande parte da região conta com sua proteção. O ambiente protegido não é apenas um excelente local para nadar e praticar snorkel, mas também é uma zona importante para a criação de espécies de peixes e outras espécies marinhas.

Só em Grand Cayman, a maior das três ilhas que abriga a capital, existem aproximadamente 240 pontos de mergulho, muitos deles a menos de um quilômetro da costa. Ao norte da ilha fica a Stingray City, uma das regiões mais famosas. Considerada um dos melhores lugares do mundo para se mergulhar a 12 pés, o local oferece a oportunidade incomum de nadar com arraias "domesticadas" que habitam a região.

s
O antigo navio de resgate submarino Kittiwake foi submerso, em 2011, nos arredores da praia Seven Mile Beach, a mais famosa de Gran Cayman. O navio criou um novo recife de corais e virou atração entre os mergulhadores 

Cidade submersa

Quem chega às ilhas também pode vivenciar experiências únicas. Em 2011, depois de sete anos de planejamento intenso, o antigo navio de resgate submarino Kittiwake foi submerso nos arredores da praia mais famosa de Gran Cayman, a Seven Mile Beach, para criar um novo recife de corais.

A 64 pés do fundo e a apenas 15 da superfície, tanto mergulhadores quando praticantes do snorkel tem a possibilidade de ver e explorar as cinco plataformas do barco e nadar com os animais marinhos que agora vivem dentro da estrutura.

Em Cayman Brac, uma das ilhas irmãs, os visitantes encontrarão a fragata russa M/V Captain Keith Tibbetts, com uma estrutura de 330 pés. O navio de guerra, que nunca chegou a participar de batalhas, agora no fundo mar, permite que os mergulhadores visitem vários de seus compartimentos originais, incluindo o lançador de mísseis, as torres de metralhadoras e os canhões, tudo isso em um ambiente seguro.

Image-1-Artigo-2321260-1
Cayman Brac também oferece suas próprias experiências. Na ilha, os visitantes encontrarão um ambiente mais isolado com paredões de rochas e mais de 65 pontos de mergulho para ser explorados entre recifes e corais 

A ilha também abriga a Oceanic Voyageurs, uma estátua submersa em águas rasas que fornecem uma experiência única de mergulho e snorkel. Para os que desejam apenas explorar a região, existem jardins de corais e cavernas que podem ser visitadas.

Little Cayman

A menor das ilhas dispõe de 60 pontos de mergulho. Nela, os principais hotéis alugam equipamentos e oferecem o treinamento. Entre os pontos mais visitados está o Bloody Bay Wall. Perto da costa, a parede de esponjas e corais começa a aparecer a apenas 18 pés da superfície e chega a mais de mil pés de profundidade, apresentando um mundo submarino que inclui torres, tubos e arcos de corais.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.