Tur

Ilhas Cayman: aventure-se no Caribe

O destino paradisíaco oferece uma combinação de praias, esportes aquáticos e vida cultural

Em Stingray City, é possível mergulhar com arraias-prego em águas cristalinas ( Fotos: Stephen Broadbelt )
00:00 · 08.02.2018
Com águas calmas e ventos sempre favoráveis, a praia de Seven Mile Beach é muito procurada para quem gosta de aventuras no mar. É comum encontrar visitantes aproveitando passeios de jet ski ou praticando windsurf

Dez entre dez viajantes já devem ter sonhado em mergulhar nas águas absurdamente cristalinas das ilhas cayman, território britânico ultramarino localizado no caribe a apenas uma hora de voo de miami, nos estados unidos.

O destino, sempre apontado como um dos mais belos do mundo, é formado por três ilhas: grand cayman, cayman brac e little cayman que são interligadas através dos serviços de voo da companhia aérea nacional, a cayman airways.

> Mar cristalino é paraíso para mergulhadores 

A boa notícia é que, com a maior oferta de voos internacionais diretos saindo de aeroportos nacionais, a tendência é que fique cada vez mais acessível para os brasileiros transformar esse sonho em realidade. Com planejamento, dá para montar pacotes de sete dias a partir de us$ 3,5 mil.

Turistas brasileiros não precisam de visto para entrar no país e há uma ampla aceitação do dólar americano no comércio local, sem a necessidade de trocar a moeda para o dólar de cayman. Por tudo isso, esse paraíso caribenho vem sendo cada vez mais procurado por turistas, especialmente os que valorizam a prática de esportes aquáticos.

Image-1-Artigo-2359686-1
Starfish Point é uma das menores praias da Grand Cayman. É ideal para fazer um tour de caiaque 

Atrações

O destino oferece uma combinação de praias, vida cultural, esportes náuticos e mais de 200 restaurantes que servem da mais simples culinária à alta gastronomia.

Para chegar a Grand Cayman, a ilha com mais atrações turísticas, existem muitas opções de voos diretos saindo de algumas cidades norte-americanas e de destinos no Caribe, como Montego Bay, Kingston e Havana. Entre as grandes vantagens estão a curta distância e a diversa oferta de voos.

Este pedaço privilegiado do Caribe deve ser explorado além dos resorts que oferecem alto luxo e, na maioria dos casos, serviço All Inclusive. Por se tratar de um território bem delimitado, a melhor pedida é alugar um carro para desbravar cada canto da ilha em seu próprio ritmo. Mas é preciso ter cuidado já que o trânsito local adota a "mão inglesa". Tirando esse "detalhe", o tráfego costuma ser suave, ainda mais com a facilidade do GPS.

arte
Kitesurf é outra modalidade de esporte náutico muito popular nas ilhas (Foto: Stephen Broadbelt)

Praias incríveis

Entre as principais praias em Grand Cayman estão a Seven Mile Beach, Rum Point, Smith Cove e Spotts Public Beach. Há outras menores como a Starfish Point, que abriga uma grande quantidade de estrelas do mar. Bem próximo se encontra a baía de bioluminescência, com organismos que brilham no escuro e tornam o mar cintilante durante a noite. Suas águas mornas são convite para nadar ou fazer um tour de caiaque noturno organizado por operadoras locais.

Animais aquáticos

Para pessoas que buscam o contato com animais marinhos em seu habitat natural, Stingray City é uma parada obrigatória. São apenas alguns minutos de barco até um banco de areia onde vivem cerca de 20 arraias-prego, animais característicos do local. A particularidade desse atrativo é o fato desses impressionantes seres navegarem livres pela região e aceitarem a interação humana, o que oferece aos visitantes lembranças para a vida toda, registradas em fotos e selfies incríveis.

De modo geral, a excursão para Stingray City conta com várias paradas que permitem a prática do mergulho sem necessidade de conhecimentos prévio e equipamentos, graças à baixa profundidade do local. Por ser um dos atrativos mais populares é fácil contratar a excursão em operadoras (dentro dos principais hotéis ou no comércio local).

Para quem procura mais emoção, também há a possibilidade de fazer o passeio em jet skis.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.