Guaramiranga em clima de feriadão

Jazz e blues compõem a trilha sonora de quem vai curtir as atrações turísticas da cidade serrana

Além das opções culturais, Guaramiranga é muito procurada pelos adeptos do ecoturismo
00:00 · 16.02.2017 por Marlyana Lima - Editora
No período das chuvas, as cachoeiras do Maciço de Baturité são um espetáculo à parte ( Foto: Divulgação/ Setur )

Muito riso e alegria sim! mas nada de bailes no salão ou marchinhas carnavalescas. No feriadão mais esperado do ano, outros ritmos tomam conta do ambiente em guaramiranga, cidade do maciço de baturité que sedia o já tradicional festival jazz & blues.

O evento, que este ano chega à sua 18ª edição, muda o ritmo da cidade serrana que recebe turistas tanto do ceará quanto de outros estados brasileiros. O setor hoteleiro, por sua vez, comemora a boa ocupação e aproveita para reforçar junto aos visitantes os atrativos da região.

O clima ameno, a natureza preservada, a gastronomia refinada e as inúmeras possibilidades para a prática do ecoturismo fazem de guaramiranga um destino ideal para qualquer época do ano.

1

Mosteiro dos Capuchinhos é um dos pontos turísticos que mais atraí visitantes ao longo do ano 

Os que buscam tranquilidade e imersão, em meio ao cenário natural da serra, também podem aproveitar a ocasião para conferir as construções históricas, casarios coloridos em meio a ladeiras e ruas estreitas da cidade que esbanja charme e ainda é conhecida por muitos moradores da região como a "suíça cearense".

Situado a 110 quilômetros de fortaleza, com acesso pelas rodovias ce-060 e/ou ce-065, o município serrano encontra- se a 865 metros de altitude, inserido na área de proteção ambiental do maciço de baturité. A temperatura média não passa dos 25ºc, chegando aos 17°c no período das chuvas.

A vegetação, típica de mata atlântica, ganha a companhia das flores nativas que encantam à primeira vista e surpreendem os visitantes que vêm de outros estados e desconhecem essa parte - fria e repleta de verde - do ceará.

A população reflete a hospitalidade que é marca registrada das cidades interioranas do estado. No entanto, é comum ver a influência cultural e gastronômica exercida pelos moradores vindos de outras partes do mundo. Muitos chegaram como turistas e acabaram ficando raízes.

tur2

O charme dos casarios coloridos encanta os que passeiam pelas ruas estreitas da cidade serrana Foto: Leidiane Valli 

Estrutura

Com uma ótima rede hoteleira, compatível com diversos perfis de visitantes, Guaramiranga vem ganhando destaque entre os destinos mais procurados do Ceará.

Daí, a preocupação do trade local em manter a boa estrutura para receber os visitantes. Nos últimos dez anos, a cidade ganhou bares, restaurantes, bistrôs e parques ecológicos que ajudaram a alavancar o turismo na região. O comércio de flores, vinhos, chocolates e artesanatos também ganhou força com o maior fluxo de visitantes que sempre retornam à cidade em busca de diversão e lazer.

A gastronomia é um destaque diuturno em Guaramiranga. Pratos das cozinhas nacional e internacional recheiam os cardápios de restaurantes e bares espalhados ao longo das ruas e concentrados, principalmente, nas imediações do Teatro Rachel de Queiroz.

Os deliciosos fondues, as carnes e variadas opções de massas, sempre acompanhadas de um bom vinho, são os campeões de pedidos nos restaurantes locais.

Para aqueles que buscam algo mais frugal, lanches rápidos ou petiscos, a melhor pedida são os charmosos quiosques que oferecem pizza, pastéis e sanduíches gourmets até uma infinidade de doces, bolos e tortas. Vale a pena experimentar os chocolates quentes servidos em bares e lanchonetes da cidade. Além de espantar o frio, eles são deliciosos.

Ecoturismo

Nesse feriadão, o que não faltam são opções para quem quer curtir a natureza durante o dia, antes de encarar a maratona de shows e atividades que acontecem na Praça, à noite, durante o Festival Jazz & Blues.

Para quem viaja com a família, uma boa dica é conferir o pesqueiro localizado junto ao Parque das Trilhas, onde adultos e crianças podem tentar fisgar algumas tilápias e tucunarés. A diversão é garantida.

3

Parque das Trilhas reserva boas oportunidades para quem aprecia esportes em harmonia com a natureza

Se quiser esticar o passeio, Pacoti, a cidade vizinha, está pronta para receber os visitantes e oferecer seus aprazíveis passeios de pedalinho pelo lago ou caminhadas por trilhas ecológicas.

Saiba Mais

Como chegar:

De carro, o acesso é feito a partir de

Fortaleza, pelas rodovias CE-060 e / ou CE-065

Onde se hospedar:

Remanso Hotel (85 - 3325-1211)

Pousada dos Capuchinhos (85 - 3321-1112)

Chalé das Montanhas (3246-1165)

Pousada Le Rêve (85 - 3328-1205 )

Cabanas da Serra (85 - 3232-4327)

Hotel Vale das Nuvens (85 - 99635-1767)

Hotel Gruta de Serra (85 - 3347.0844)

Chalé Nosso Sítio (85 - 3476-7676)

18° Festival Jazz & Blues

De 25 a 28 de fevereiro

Shows, ensaios abertos, conversas, cortejo e teatro infantil compõem a programação, que acontece em sua maior parte na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente a cerca de 500 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz.

Ingressos para shows: R$ 40 / R$ 20. Informações: (85)3262.7230. www.jazzeblues.com.br.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.