FESTIVAL DAS ALGAS

Flecheiras busca atrair turistas

04:19 · 01.12.2011
Flecheiras é uma praia tranquila de Trairi que prioriza o turismo familiar. Ali, atividades simples como a chegada das jangadas do mar são os principais espetáculos para os visitantes
Flecheiras é uma praia tranquila de Trairi que prioriza o turismo familiar. Ali, atividades simples como a chegada das jangadas do mar são os principais espetáculos para os visitantes ( FOTO: DIVULGAÇÃO )
Famosa por suas belas paisagens de dunas e coqueirais, a praia de Flecheiras, no município de Trairi, será palco de mais um Festival das Algas, nos dias 9 e 10 de dezembro próximo. O evento promove a integração entre turismo, gastronomia, artesanato e cultura e, em sua sexta edição, já se tornou um dos mais importantes eventos atrativos de visitantes do litoral Oeste do Ceará.

Trairi tem uma forte expressão no cultivo de algas marinhas e, por isso, o festival surgiu com o objetivo de difundir o cultivo e o consumo das algas, de movimentar o turismo local e promover o desenvolvimento sustentável do destino. O evento também é uma maneira de dar as boas-vindas à alta estação turística, tão aguardada pelos empreendedores do local.

"O nosso turismo ainda é sazonal e na alta estação é que os hotéis e pousadas garantem a sua sobrevivência", diz o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas do Trairi (Ahtra), José Paiva Campos.

O VI Festival das Algas será realizado na praça principal de Flecheiras, onde serão apresentados diversos produtos elaborados à base de algas marinhas, como xampus, sabonetes e artigos decorativos. Os restaurantes, por sua vez, irão servir pratos inovadores, como panquecas e pizzas de algas.

A programação começa na sexta-feira, dia 9, às 20h30, com a apresentação de grupos culturais e shows com artistas regionais. O forró dá o tom da noite com as bandas Cacimba de Aluá e Cabra da Peste. No sábado, dia 10, o festival começa às 9horas,com a campanha Praia Limpa, capitaneada pela Semace, que acontece até às 16 horas. Paralelamente, acontecem as oficinas do festival. Das 9 às 11 horas, será realizada uma oficina de artesanato em bilro e, das 10 às 12 horas, uma oficina de confecção de pipas, abertas ao público.

Na parte da tarde, as algas são o destaque nas oficinas. Das 15 às 17 horas, haverá uma oficina de artesanato à base de algas e, das 17 às 19 horas, uma oficina de preparação de alimentos à base de algas. Às 20 horas, começam as apresentações culturais e os shows do forrozeiro Chico Pessoa e do músico Humberto Pinho, com o show "Samba, Pinho e Cartola", em homenagem ao grande sambista e compositor brasileiro.

A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas participem do festival, movimentando mais de R$ 100 mil reais na economia local durante o evento. "O festival voltou atendendo aos pedidos dos visitantes. Esse evento é importante não só para fortalecer a economia do Trairi, mas também para promover a sustentabilidade da atividade turística do destino", explica Paiva.

O Festival das Algas é uma realização da Associação dos Hotéis e Pousadas do Trairi (Ahtra) em parceria com a Prefeitura Municipal de Trairi e o Sebrae no Ceará, que desenvolve uma série de atividades no destino, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e promover a sustentabilidade das micro e pequenas empresas locais. O evento conta ainda com o apoio do Governo do Estado.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.