Festival da Galinha Caipira em Cascavel - Tur - Diário do Nordeste

Tur

TRADIÇÃO

Festival da Galinha Caipira em Cascavel

23.05.2013

Pelo terceiro ano consecutivo, Cascavel, a 56 quilômetros de Fortaleza e com belo litoral, se organiza para realizar o Festival da Galinha Caipira. O evento pretende integrar as mais de 20 comunidades denominadas “Choró” existentes no município e onde a criação de galinha caipira é o foco da produção familiar.

O festival objetiva, também, resgatar as tradições culturais do sertão, através de um dos pratos consagrados da culinária típica do interior, além de valorizar a “comida do lugar”, criando uma identidade gastronômica com o interior cearense.

Particularmente para os Chorós, a realização do festival representou o primeiro passo para a melhoria de vida dos participantes, que começaram a se estruturar a partir das ações desenvolvidas na organização do primeiro evento, tanto pelo envolvimento direto de parceiros como a Ematerce, por exemplo, que atuou junto aos pequenos produtores, como pelo acesso aos financiamentos do Banco do Nordeste, através da linha de crédito “CredAmigo”, e graças aos cursos oferecidos pelo Sebrae sobre higienização e manipulação de alimentos e de culinária à base de galinha caipira.

Os resultados alcançados foram tão bons que, na segunda edição, em 2012, a experiência adquirida no I Festival ajudou a impulsionar o turismo rural e a alavancar a criação de galinha caipira, além do fortalecimento do empreendedorismo local.

O III Festival da Galinha Caipira dos Chorós é uma iniciativa do Instituto Beija Flor, com apoio da Prefeitura de Cascavel, Escritório Regional do Sebrae no litoral Leste, Banco do Nordeste, Ematerce, polícias Civil e Militar em Cascavel-CE e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além da degustação de um cardápio à base de galinha caipira, o festival envolverá, ainda, corrida e desfile de jumentos, exposição de galinhas exóticas, feira de agricultura e pecuária familiar, campeonato do maior e menor ovo, torneio de futebol com os times dos Chorós, forró pé-de-serra e shows com bandas locais e regionais.

Durante o evento, será realizada, paralelamente, uma exposição de artesanato para divulgar e comercializar a produção da comunidade, caracterizada por produtos feitos à base da palha de carnaúba, barro e renda.


Mais informações:
III Festival da Galinha Caipira
Período: De 24 a 26 deste mês
Local: Comunidade do Choró Vaquejador - Cascavel-CE

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999