Festa da Uva comemora a colheita - Tur - Diario do Nordeste

Tur

EVENTO BIANUAL

Festa da Uva comemora a colheita

06.04.2007

A cidade de Caxias do Sul é conhecida por realizar, de dois em dois anos, a Festa da Uva, uma das maiores atrações do Rio Grande do Sul. Realizada desde 1931, para celebrar o progresso da viticultura introduzida pelos imigrantes italianos, a Festa da Uva é um marco na região. Durante 15 dias, entre fevereiro e março, a cidade se transforma. A metrópole adere à sua metade colonial e provinciana para homenagear suas raízes.

A festa é preparada durante meses, por uma comissão comunitária que agrega voluntários de diferentes segmentos da sociedade. A comemoração se estende do Parque de Exposições para as ruas do município, onde acontecem os desfiles de carros alegóricos.

A síntese da festa é o corso, com a encenação de dois mil atores sobre o tema principal do evento, que conta a vitória do homem e da mulher sobre o meio ambiente.

A escolha da Rainha da Festa da Uva é também um dos principais destaques. O concurso de beleza iniciou-se em 1937 e, desde então, tem sido um dos pontos mais importante do evento. A beleza, a simpatia, o carisma e o trabalho dos que vivem ali estão representados na figura das soberanas (a rainha, acompanhada de suas princesas, a segunda e a terceira colocadas do concurso) escolhidas para divulgar a festa nos demais Estados do País.

A 27ª Festa Nacional da Uva e a 21ª Feira Agroindustrial, realizadas no ano passado, reuniram cerca de 890 mil pessoas, segundo a assessoria de imprensa do evento, e foram consumidas 220 toneladas de uvas de 400 expositores. Ainda de acordo com a assessoria, R$ 80,00 foi a média de gasto diário do turista que visitou o evento (entre ingresso, alimentação e compras).

Em 2008, a Festa da Uva acontecerá no período de 21 de fevereiro a 9 de março. O evento é uma excelente oportunidade para se degustar os melhores vinhos da região, os sucos de uvas e os quitutes italianos.

Mais informações no site: www.festadauva.com.br

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999