Aracati

Entre o mar e areias coloridas

Sol, praia, falésias e boa gastronomia são os atrativos do Litoral Leste

Praia de Morro Branco, uma das mais famosas do litoral Leste, exibe as majestosas falésias de areias coloridas, um dos símbolos do Ceará ( Foto: Natinho Rodrigues )
00:00 · 07.12.2017 por Marlyana Lima - Editora
Hotel Coliseum All Inclusive é destaque na Praia das Fontes, em Beberibe. Já a Barra de Sucatinga se destaca pela gastronomia ( Fotos: Natinho Rodrigues )
Internacionalmente famosa, Canoa Quebrada, em Aracati, é um dos destinos cearenses mais procurados pelos turistas que aproveitam a praia durante o dia e os agitos dos barzinhos e restaurantes à noite ( Foto: Gustavo Pellizzon/Setur )

Esqueça a definição que está no dicionário. Falésia, em se tratando do litoral Leste do Ceará, não é um mero acidente geográfico. De frente para o mar de águas esverdeadas, os gigantescos paredões de areias coloridas mais parecem uma imensa galeria com obras de arte esculpidas pela natureza. E essa exposição natural, acredite, guarda atrações que também funcionam como um complexo de diversão a céu aberto. É só chegar, se entregar à aventura e aproveitar!

Do município de Aquiraz, onde a rota começa, até chegar a Icapuí, onde ela encerra sua extensão no Ceará, são mais de 200 quilômetros de praia. De um lado, o mar. Do outro, dunas e paredões de areia que, com diferentes formas e cores, emolduram um dos roteiros turísticos mais famosos do País.

Para quem está disposto a percorrer toda a rota, um aviso: reserve tempo, prepare-se para fazer muitas fotos e tenha certeza que a viagem vale cada segundo de investimento.

Diversão garantida

A viagem começa por Aquiraz, onde, além das belas praias, funcionam dois grandes empreendimentos de lazer, o Beach Park - maior parque aquático da América Latina e o complexo Engenhoca.

No município as praias mais frequentadas, são Prainha, Iguape e Presídio. Em todas, pode-se contar com excelente estrutura de hospedagem e serviços, com opções para todos os estilos e bolsos.

Há quem não queira sair da praia de jeito nenhum. Ainda assim, os turistas que aceitam o convite para dar uma passada pelo município de Eusébio não se arrependem. É lá que fica uma das atrações turísticas mais saborosas da rota: o Centro das Tapioqueiras, onde a iguaria ganha variações doces e salgadas, com preços bem camaradas. Difícil apenas é decidir qual item do menu escolher.

Seguindo pela CE-040, a próxima parada é Pindoretama. Embora a cidade não seja litorânea, a grande pedida é explorar a venda de frutas típicas e o doce sabor dos produtos feitos a partir da cana-de-açúcar. Os engenhos costumam receber visitantes que se encantam com as rapaduras de todos os sabores.

Praias paradisíacas

O município de Cascavel vem na sequência. Em seu litoral estão algumas das mais belas praias da Costa Leste. Começando por Caponga que concentra ótimas barracas de praia e restaurantes, além de ostentar o título de maior porto de barcos com velas de pano do Estado. Lá são frequentes as regatas, um espetáculo em meio às ondas.

Seguindo trajeto pela orla, chega-se à praia que faz jus ao nome: Águas Belas, "onde o sol beija a lua e rio abraça o mar". O rio no caso, é o Mal Cozinhado, responsável pelas frequentes mudanças na paisagem digna de cartão-postal.

Um dos primeiros a apostar no potencial da área, aliás, foi o hoteleiro Mamede Rebouças, dono do hotel Jangadas da Caponga e dos restaurantes Delícias da Jangada. Hoje ele comanda o complexo que inclui hospedagem e diversão à beira-mar. Também impulsiona a cadeia turística junto com a Associação de Bugueiros de Cascavel, comandada por Abimael Câmara.

É de buggy, aliás, que se faz os melhores passeios pela região, com direito a uma passagem pela bela praia de Barra Nova e o Rio Choró, fazer trilhas ecológicas e, claro, conhecer de perto dunas e falésias.

No Fortim

Localizada a 125Km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a cidade de Fortim também é conhecida por estar localizada à beira do Rio Jaguaribe. Sua praia mais conhecida é Pontal de Maceió, uma autêntica vila de pescadores que conserva suas tradições e vive ao ritmo das jangadas. Nem precisa dizer que o forte da gastronomia local são os pratos à base de frutos do mar.

Paraíso ecológico, com mangues ricos em vegetação deslumbrante, aves e mariscos, o município é perfeito para muitas fotos. Para quem curte os esportes náuticos, nada melhor do que a Barra do Fortim, ideal para a prática do kitesurf dado o vento constante e a água plana.

No fim da rota, avista-se o município de Icapuí, famoso por praias como Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Tremembé e Manibu, e um destacado coqueiral, bem diferente do que se vê no restante do litoral Leste.

Para visitar

AQUIRAZ

Prainha

Beach Park

Praia do Presídio

EUSÉBIO

Centro das Tapioqueiras

PINDORETAMA

Engenho Complexo Tradição

CASCAVEL

Praia da Caponga

Águas Belas

Barra Nova

BEBERIBE

Monumento Natural das Falésias

Praia das Fontes

Uruaú

Barra da Sucatinga

ARACATI

Canoa Quebrada

Majorlândia

FORTIM

Pontal de Maceió

ICAPUÍ

Praia da Redonda

Estação Ambiental Mangue Pequeno

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.