Festival

Encontro marcado com a natureza

No feriado de Corpus Christi, um dos trechos mais belos do litoral Oeste será palco do I Festival de Esportes Aquáticos de Amontada

Stand Up Paddle no Rio Aracatiaçu, em Amontada ( Fotos: Betinho Rosa )
00:00 · 24.05.2018 / atualizado às 18:13 · 29.05.2018 por Marlyana Lima - Editora

Longe das badalações, o litoral de Amontada é perfeito para quem busca tranquilidade e imersão na natureza. Praias quase desertas, mar calmo e amplas faixas de areia, formam o principal cartão-postal do município.

Para completar o cenário paradisíaco, o Rio Aracatiaçu se descortina por entre dunas móveis e fixas que permeiam grande trecho de manguezal, além de enseadas dominadas por imensos coqueirais, lagoas e lagamares.

É nesse paraíso cearense que acontece, entre os dias 31 de maio e 3 de junho, o 1º Festival de Esportes Aquáticos de Amontada, evento que aproveita o potencial das Praias de Icaraizinho de Amontada e Moitas para uma série de atividades envolvendo Stand Up Paddle (SUP), natação e corrida. Mais do que promover os esportes, a programação inclui oficinas, ações socioambientais e, claro, muita descontração!

Image-3-Artigo-2403823-1
Com mar calmo, bons ventos e ampla faixa de areia, a praia de Icaraizinho de Amontada reúne as condições ideais para a prática de esportes náuticos 

Promovido pela Associação de Stand up Paddle do Ceará (Asup-CE) e Sharks Assessoria Aquática, com apoio da Prefeitura municipal, o festival celebra as duas maiores vocações de Amontada: turismo e esportes náuticos. Icaraizinho, aliás, é considerada uma das melhores praias do mundo para a prática do SUP.

"As condições do mar são excepcionais, sem falar das belezas naturais e da receptividade dos moradores. Nossa intenção é divulgar esse potencial e disseminar os benefícios dos esportes, envolvendo a comunidade através das oficinas oferecidas e das ações ecológicas de proteção e preservação do meio ambiente", enfatiza o presidente da Asup, Alexandre Nogueira.

Ele informa que, durante todo o feriadão de Corpus Christi, serão promovidas atividades como remada coletiva, torneios (SUP e natação), passeio de barco no Rio Aracatiaçu (no distrito de Moitas), passeio com bugueiros locais para os Lençóis Cearenses (na localidade de Caetanos), downwind recreativo e festa junina na Casa Janjão.

Image-1-Artigo-2403823-1
Ilha das Ostras, às margens do Rio Aracatiaçu. No distrito de Moitas, o barzinho rústico serve mariscos frescos e oferece vista privilegiada Foto: Helene Santos 

Atrativos naturais

Localizada a 165 quilômetros de Fortaleza, a Praia de Icaraizinho ganhou destaque no cenário turístico do Ceará como a "queridinha" dos windsurfistas. Em seguida foi a vez dos praticantes de SUP "adotarem" a região que conta com 25 quilômetros de faixa litorânea, com um mar calmo e limpo.

Uma das atrações do lugar são as lagoas de águas calmas, onde o visitante pode tomar um banho relaxante de água doce. Para encontrá-las, no entanto, é preciso estar disposto a subir e descer dunas. O mar com poucas ondas também é convidativo para um mergulho.

Vizinho a Icaraizinho, a Praia de Moitas, ainda mais tranquila, também merece destaque. Após percorrer um pequeno trecho de estrada de terra, chega-se às margens do Rio Aracatiaçu, onde o manguezal preservado é um espetáculo à parte.

À tarde, assistir o pôr do sol nas dunas é programa quase obrigatório para os turistas. Balsas e barcos fazem um passeio pelo rio e levam os visitantes até a Ilha das Ostras, um ponto de parada peculiar. Ali, a criação sustentável de ostras e caranguejos faz a alegria de quem aprecia as iguarias, servidas ao gosto do freguês em um barzinho rústico, próximo às dunas e de frente para o mangue vermelho. Uma experiência e tanto!

Image-2-Artigo-2403823-1
Passeio de barco no rio. Os visitantes têm oportunidade de descobrir a natureza preservada de Amontada, seguindo até a comunidade de Caetanos

Estrutura hoteleira

Com a expansão do turismo na região, os meios de hospedagem em Amontada foram se diversificando. Atualmente, há opções para todos os gostos e bolsos, incluindo pousadas de grande porte onde é possível contratar instrutores de esportes náuticos e alugar equipamentos.

A gastronomia local oferece pratos à base de frutos do mar a preços muito convidativos. É chegar e aproveitar!

Saiba mais

Como Chegar

• De carro

Trajeto de 165 Km pode ser feito, em cerca de duas horas e meia, pela Rodovia do Sol Poente (CE 085)

• De ônibus

A empresa Fretcar costuma ampliar a oferta nos feriados. Há ônibus com saídas às 6h, 9h, 12h30, 14 e 16h partindo de Fortaleza. A passagem custa R$ 21,10.

Onde ficar

• Pousada Curva dos Ventos

www.curvadosventos.com.br

•Pousada Hula Hula Brazil

www.ulahulabrazil.com

• Pousada Casa Janjão

www.casajanjao.com

• Pousada Hibisco

www.pousadahibisco.com

• Aloha Icaraizinho

www.alohaicaraizinho.com.br

• Vilas Icaraizinho

www.villas-icaraizinho.com/pt

Mais informações:

1º Festival de Esportes Aquáticos de Amontada
Praias de Icaraizinho e Moitas
Dias 31 de maio a 3 de junho
Inscrições e programação no site: sympla.com.br/asupce

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.