Litoral leste

Encantos da Rota das Falésias

A cada praia, novas descobertas. Em Beberibe e Aracati, os visitantes têm inúmeras opções de diversão

A pesca artesanal é uma das principais atividades na orla do litoral Leste. Todos os dias é possível acompanhar os jangadeiros voltando do mar com pescados e frutos do mar que são servidos em barracas e restaurantes ( Foto: natinho Rodrigues )
00:00 · 07.12.2017 por Marlyana Lima - Editora
No centro de artesanato de Morro Branco, os artesãos exibem suas habilidades de formar paisagens com areia colorida. Os souvenirs, típicos da região, se tornaram um dos símbolos da criatividade cearense ( Foto: Natinho Rodrigues )

A lua e estrela esculpidas na falésia alaranjada viraram um símbolo cearense desde que Canoa Quebrada, em Aracati, foi descoberta por viajantes do Brasil e do exterior, nos idos 1970. E embora tenha crescido a ponto de ganhar uma "Broadway", o lugar de energia "mágica" continua inspirando turistas. E, sim, Canoa segue como a principal atração do litoral Leste.

Mas há muito mais a explorar na faixa leste do litoral cearense. Pela CE-040, basta pouco mais de uma hora para sair de Fortaleza e chegar à cidade de Beberibe. Lá pode-se escolher entre as praias de Morro Branco, Praia das Fontes, Do Diogo, Uruaú, Barra da Sucatinga, Ariós, Parajuru e Prainha do Canto Verde. São 54Km de belezas naturais.

Nesse trecho, as falésias se revelam em todo seu esplendor. Para conhecê-las de perto, o ideal é seguir a partir do Centro de Morro Branco até a entrada do Monumento Natural das Falésias, área de conservação ambiental protegida por lei desde 2004.

O caminho passa pelo Labirinto das Falésias. Ali, os guias locais conduzem os visitantes por entre areias coloridas e formações geológicas que mudam constantemente de configuração. As marés e o vento se encarregam de esculpi-las.

Esse passeio termina na praia e, a partir desse ponto, é só seguir por mais 4 Km até chegar à Praia das Fontes, onde as grutas chamam atenção de quem passa. Também é possível se refrescar com o banho de mar ou nas fontes de água doce, que fica represada e brota nas formações arenosas. Um espetáculo.

"O Ceará é muito rico em atrações naturais e o turismo é a nossa grande vocação. Com os novos investimentos que vêm sendo feitos pelo governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, incluindo a instalação do hub e a chegada de novos voos, o setor tem tudo para crescer e gerar mais empregos, já que o turismo atinge praticamente todas as cadeias produtivas", diz Darlan Leite, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).

Como hoteleiro, que comanda os dois maiores empreendimentos do município, o Coliseum Beach Resort e o Hotel Parque das Fontes, Darlan Leite investe sistematicamente no desenvolvimento do turismo na região. O executivo implantou o sistema All Inclusive no Coliseum e seus funcionários (todos nativos do município) recebem treinamento e qualificação de forma permanente.

Tesouros de Aracati

Cidade de tesouros arquitetônicos, a sede de Aracati exibe casarões centenários, adornados por azulejos que remetem à herança portuguesa. A 12 km do Centro, fica a praia de Majorlândia, cercada por coqueirais e falésias.

Em Canoa Quebrada, a diversão não para. Durante o dia, há praia, passeios nas dunas, esportes náuticos e voos de parapente. À noite, a balada ganha sons, cores e sabores na principal avenida, a "Broadway". Nas férias, vale ficar atento à programação cultural. A vila sedia muitos eventos culturais e musicais, como festivais de jazz e de cinema.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.