Litoral Leste

Empreendimentos turísticos investem em inovação

O programa Agentes Locais de Inovação, do Sebrae, pretende atender 50 empresas até o fim de 2015

00:00 · 23.10.2014
Canoa
Barracas de praia, restaurantes e meios de hospedagem dos municípios de Aracati, Icapuí, Beberibe e Cascavel deverão participar ( FOTO: DIVULGAÇÃO )

Inovar é um dos mais importantes requisitos para que as empresas possam se tornar mais competitivas, crescer e se manter de forma sustentável no mercado. Porém, o conceito de inovação ainda parece muito distante da realidade da maioria dos pequenos negócios. Para desmistificar o processo de inovação e ajudar aos micros e pequenos empresários a colocá-lo em prática, o Sebrae desenvolve o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), um trabalho que traz oportunidades e novas ferramentas para as empresas inovarem, diferenciando-se da concorrência.

O programa vem sendo executado no Ceará desde 2008 com excelentes resultados, já tendo atendido a milhares de negócios em vários segmentos produtivos. Agora, pela primeira vez, irá beneficiar empreendimentos do setor turístico. O trabalho começa pelo litoral leste, onde há grande concentração de negócios desse setor. Serão, ao todo, 50 estabelecimentos entre meios de hospedagem, barracas de praia e restaurantes dos municípios de Aracati, Icapuí, Beberibe e Cascavel. O atendimento já começou e segue até o fim do próximo ano.

Até o momento, 47 empresas já aderiram ao programa e até novembro outras três entrarão para o grupo. Das que já começaram a ser atendidas, 29 são do segmento hoteleiro e 18 de alimentação.

Uma delas é o Falésia Praia Hotel, em Canoa Quebrada. O administrador do empreendimento, Igor Santiago Moisés, está com boas expectativas em relação ao programa. "O que eu espero são melhorias nos processos. O hotel está no mercado há 20 anos e agora chegou a hora de dar um salto maior. Acredito que com a ajuda do ALI teremos mais chance de sucesso", afirmou.

Igor conta que a empresa também participa do programa Sebrae Mais, por meio da solução Plano Avançado de Marketing. Na sua opinião, a união dos dois programas irá contribuir para aprimorar os serviços do hotel e solucionar alguns problemas da empresa.

"Queremos conhecer melhor nosso cliente para fazer um trabalho de marketing mais direcionado. Essas ferramentas que o Sebrae oferece são muito importantes. A figura do ALI fazendo um acompanhamento sistemático da nossa empresa certamente vai impactar positivamente", avalia.

Novas ideias

Outra empresa que está sendo beneficiada com o ALI no litoral leste é a barraca Chega Mais, também em Canoa Quebrada. O empreendimento está passando por uma grande reforma e deverá inaugurar uma nova estrutura em dezembro deste ano, afim de surpreender os turistas quem virão a esta praia do litoral cearense na próxima alta estação.

O gerente do lugar Wando Nogueira diz que o trabalho do ALI, associado ao programa Selo de Qualidade em Serviços, do qual a empresa participa há anos, está sendo muito bem-vindo, pois ele aponta saídas para problemas que antes pareciam sem solução. "A atuação do ALI abre nossa mente, trazendo ideias novas para implantarmos melhorias que vão tornar a empresa muito melhor", declara.

Para ele, o ALI tem duas grandes vantagens: é gratuito e o acompanhamento da empresa é proativo e feito pelo período de pelo menos um ano, podendo se estender até 24 meses. "Não é como uma consultoria que o consultor vem aqui e não volta mais. O agente está sempre conosco e acompanha de perto tudo que acontece na empresa. É um atendimento mais personalizado", analisa Wando.

Modernização

A analista do escritório regional do Litoral Leste do Sebrae, Lucieuda Bezerra, explica que inovar não significa apenas utilizar determinada tecnologia. Mas sim, modernizar uma série de processos de gestão no cotidiano da empresa para aprimorar a competitividade e os resultados. Segundo ela, ao levar inovação às empresas da região o programa qualifica o destino como um todo.

"O Brasil e o Ceará estão em evidência no mundo inteiro. Por isso, as perspectivas de crescimento do turismo exigem uma nova postura do empresariado. O ALI vem para que os pequenos negócios aprimorem seus serviços por meio da modernização de gestão e de processos", ressalta, acrescentando que o setor turístico é o primeiro a ser atendido pelo programa na região.

Contribuição

O ALI contribui para a competitividade das micro e pequenas empresas por meio da difusão de informações sobre possibilidades de inovação e tecnologia, de acordo com as características de cada empreendimento. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos ou serviços.

Nesse sentido, agentes com perfil multidisciplinar visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio atendido no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e financeiro, estrutural, de produtos, serviços e processos produtivos.

Os agentes são bolsistas do CNPq capacitados pelo Sebrae. Todos eles são graduados e possuem formação específica em inovação.

Fique por dentro

Saiba como funciona a iniciativa

A empresa que aderir ao Programa Agentes Locais de Inovação recebe a visita do Agente Local de Inovação (ALI) para um diagnóstico completo do estágio da inovação e das oportunidades de melhoria a serem exploradas para ampliar a sua competitividade. A partir desse diagnóstico, o agente vai propor a construção de um plano para inserir soluções inovadoras no ambiente da empresa. Depois de definido, esse plano será implementado sob a responsabilidade da empresa com o acompanhamento e orientação do ALI. O acompanhamento pode ser feito por até dois anos e o empresário não paga nada por isso. Por fim, é o empresário quem define em quais aspectos quer transformar a empresa.

Mais informações
Para saber mais sobre o ALI basta contatar o escritório regional do Sebrae mais próximo ou por meio da sua Central de Relacionamento pelo telefone 0800.570-0800.

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.