Paraíba

Do bolero de Ravel ao forró de Gonzagão

00:00 · 17.05.2018
Image-0-Artigo-2400578-1
A Praia do Jacaré é o cenário ideal para curtir o fim de tarde. No local, moradores e turistas se reúnem para apreciar o Pôr do Sol ao som do bolero de Ravel

Ganhando cada vez mais projeção, Jampa - como é carinhosamente chamada por seus moradores - é uma capital onde é possível caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. Para completar, a orla da cidade é adornada por coqueiros, o que deixa os passeios ainda mais atraentes.

No fim do dia, a tradição mais famosa é ir até a Praia Fluvial do Jacaré - no vizinho município de Cabedelo - para admirar o Bolero de Ravel tocado no sax. O "ritual" é tão famoso que se tornou patrimônio cultural e imaterial da Paraíba. Para chegar até o "Jacaré Beach Sunset" é recomendável alugar um carro ou contratar o transfer. O pacote básico, incluindo o couvert artístico sai em torno de R$ 50.

> Roteiro para descobrir Jampa 

Para os que gostam de mais agitação, o forró dá o tom em toda a cidade. O Fellini, na Avenida Olinda, na Praia de Tambaú, é endereço certo para quem quer um arrasta-pé dos bons. O restaurante e casa de shows é famoso por oferecer o Forró do Turista toda segunda-feira. É o local ideal para quem quer dançar ou aprender a dançar o forró pé de serra. O agito começa por volta das 21h30 e vai até 1h30.

A cidade também tem atrações históricas e culturais como o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto de Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos.

Cultura nordestina

Outro ponto que deve constar do roteiro de qualquer turista é o centro histórico da cidade. Lá se vê o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco, onde impera o estilo barroco.

Quem não dispensa um souvenir de viagem encontra no Mercado de Artesanato da Paraíba uma enorme variedade de produtos. De roupas em algodão colorido a acessórios em couro, quadros e inúmeras miudezas para enfeitar a casa e presentear os amigos.

Outro ponto de parada para os turistas é a Feirinha de Tambaú, na Avenida Almirante Tamandaré, onde se encontra inúmeras opções de artesanato regional. Toda a região da feirinha é bastante movimentada durante a noite e em seus arredores estão alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade.

Tem ainda a Casa do Artista, no centro de João Pessoa, para quem aprecia arte e quer conhecer mais sobre o artesanato local. O lugar funciona como uma espécie de museu.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.