especial

Descubra as rotas turísticas do Ceará

Muito além de sol e mar, os turistas que chegam à Terra da Luz podem explorar atrações em seis rotas que se estendem pelo Estado

00:00 · 08.12.2016

Trinta anos se passaram desde o lançamento do Caderno de Turismo do Diário do Nordeste. Hoje, o Tur comemora essa data mostrando como o setor evoluiu no Ceará, fortalecendo a economia dos municípios e gerando cada vez mais interesse nos visitantes que chegam de todas as partes do mundo.

O turismo local, que no passado se restringia, quase integralmente, ao binômio praia e sol, atualmente é um setor consolidado e em expansão. Integra litoral, serra e sertão. Atrações não faltam!

Há pelo menos dez anos, governos estadual e municipais, Sebrae e o trade de cidades com alto poder de atração turística se uniram em torno de um objetivo: criar "rotas" em diferentes regiões do Estado. O primeiro passo foi a qualificação da cadeia produtiva, principalmente do setor de serviços.

A partir daí, o programa passou a investir na organização de roteiros que favorecessem o desenvolvimento de todas as cidades envolvidas. Funcionou!

Agora, quem desembarca em Fortaleza de férias ou a passeio tem à disposição seis rotas diferenciadas para explorar e se divertir. São elas: a Rota das Emoções, Costa dos Ventos, Falésias, Ibiapaba, Cariri e a do Café. Juntas, somam 32 municípios cearenses, além de outras nove cidades situadas no Piauí e no Maranhão.

É esse o tema da edição de 30 anos do TUR. Um passeio por roteiros onde se destacam os esportes náuticos, a cultura, gastronomia, religiosidade e ecoturismo. Lugares que impressionam pela beleza dos cenários naturais, atrações inusitadas e seus tesouros históricos. Descubra todos esses encantos, escolha sua rota e boa viagem!

Leia também:

>>Entre o azul do céu e um mar de emoções

>>Parque Nacional de Jericoacoara

>>Tesouros da fé e da natureza

>>Passeio pelas areias coloridas

>>Força dos ventos impulsiona a aventura

>>Praias paradisíacas na Costa do Sol Poente

>>Ecoturismo no alto da Serra

>>Ao sabor da história, entre sítios e casarões

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.