Danças agitam o mês do folclore - Tur - Diário do Nordeste

Tur

MANIFESTAÇÕES POPULARES

Danças agitam o mês do folclore

03.08.2007

No próximo dia 22, é comemorado o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965, através de um decreto federal. A palavra folclore surgiu de dois vocábulos: ´folk´, em inglês, significa ´povo´, e ´lore´, conhecimento. Assim, folk + lore (folk-lore) quer dizer ´´conhecimento popular´´. Para marcar a data grupos folclóricos promovem apresentações ao longo deste mês


As danças populares são expressões maiores da cultura de um povo e se manifestam de acordo com cada região e cada país. Pensando nisso e como uma forma de homenagear o mês dedicado ao folclore, a Companhia de Dança Txai está realizando uma mostra que reúne grupos de danças associados à Comissão Cearense de Folclore. A mostra tem o apoio da Olivestur Receptivo, Ernanitur e Lupus Bier.

As apresentações estão acontecendo às quartas-feiras, na Lupus Bier, localizada na Praia de Iracema, a partir das 21 horas. A cada quarta-feira, apresenta-se um grupo folclórico cearense e em seguida acontece a apresentação do espetáculo ´Raça Brasil´, da Companhia Txai.

Na próxima quarta-feira, dia 8, o grupo convidado é o Tablado, que apresentará as danças espanholas ´Farruca´, ´Colombiana´ e ´Alegria´. No dia 15, o show será do Arte Popular, que exibirá o espetáculo ´Esplendor de uma Raça´, que ressalta a saga do guerreiro negro que veio da África para ser escravo e aqui, em meio ao sofrimento, ele lembra de sua terra. No dia 22, será a vez do Maracatu Vozes d´África e no dia 29, o grupo Raízes Nordestinas apresentará o ´Xaxado´.

Raça Brasil

A Companhia de Dança Txai promove um passeio pela cultura popular brasileira no espetáculo ´Raça Brasil´, utilizando como elementos duas linguagens universais, a dança e a música. Com um figurino pomposo e muito bem coreografado, o espetáculo realça as manifestações culturais, símbolos do folclore brasileiro.

Durante 90 minutos, os bailarinos apresentam diversos quadros com danças típicas de várias regiões do Brasil, como o samba, do Rio de Janeiro, o frevo de Pernambuco, o carimbó do Pará e as danças gaúchas do Rio Grande do Sul. O Nordeste é homenageado nas quadrilhas, xote e xaxado. O Ceará recebe homenagens também nas apresentações de Maracatu e nas romarias de Canindé.

O diretor da companhia Txai, Lairton Guedes, informa que o espetáculo Raça Brasil recebeu um convite para uma apresentação especial no 6º Festival Brasileiro de Folclore (Febraf), em Belém do Pará, que acontecerá no período de 21 a 26 deste mês. ´No ano passado, fomos como participantes. Eles gostaram tanto que agora somos convidados especiais´, comemora.

A Companhia de Dança Txai completa, no dia 11 de setembro, oito anos de fundação. O espetáculo ´Raça Brasil´ está em cartaz desde 2003. A concepção e coreografia são de Lairton Guedes.

FIQUE POR DENTRO

O que é folclore

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. Pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade, danças e vestimentas de uma nação.

O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele estão presentes as características dos povos que contribuíram para a formação de nossa nação, principalmente os africanos, indígenas e europeus.

Podemos perceber essa influência em algumas manifestações do nosso folclore como as festas típicas, as roupas, os personagens e as lendas.

Lendas e personagens: Saci-Pererê, Boitatá, Curupira, Lobisomem, Mãe D´água (a Iara), Mula-sem-cabeça, Negrinho do Pastoreio, Uirapuru, Pindorama, Piracucu, Boto etc.

Festas típicas: Moçambique, Reisado, Folias de Reis, Fandango, Vaquejada, Maracatu, Bumba-meu-boi, Festas Juninas, Congadas, Cavalhadas, Alardo, Mulinha de Ouro, Jaraguá e outras.

Na região Nordeste as principais manifestações folclóricas são: Na dança - frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos, bambolê, congada, carvalhada e cirandas. E nas festas - Senhor do Bonfim e Iemanjá, na Bahia; Paixão de Cristo, em Pernambuco; e as romarias de Juazeiro do Norte e Canindé, no Ceará.

Mais informações:
Preço do espetáculo: R$ 35,00 com jantar incluso
Lupus Bier
Rua dos Tabajaras 840,
Praia de Iracema
Telefone: 3219.2829




Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999