Circuito do Frio - Tur - Diário do Nordeste

Tur

Inverno

Circuito do Frio

22.07.2005

Casacos, luvas, moletom, vinho e muito chocolate quente. O Circuito do Frio, em sua sétima edição, vem se consolidando como um dos eventos culturais mais importantes do interior do Estado de Pernambuco. As cidades de Garanhuns, Triunfo, Pesqueira, Taquaritinga do Norte e Gravatá sediam o evento.

As altitudes elevadas e o clima ameno das cidades serranas do Estado de Pernambuco motivaram a criação do Circuito do Frio, evento multicultural realizado no mês de julho e começo de agosto em cinco cidades do interior pernambucano.

A programação teve início no dia 7 deste mês, com o Festival de Inverno de Garanhuns, e termina no dia 13 de agosto, com a Festa da Estação, em Gravatá. No roteiro, também estão as cidades de Triunfo (Festa do Estudante), Pesqueira (Festa da Renascença) e Taquaritinga do Norte (Festa das Dálias).

De acordo com o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Kléber Dantas, a idéia foi reunir todos os eventos que já aconteciam em várias cidades serranas no período das férias, criando um grande circuito de diversão. “Com o Circuito do Frio estamos fomentando a interiorização do turismo com shows, oficinas, espetáculos teatrais, circo, moda, literatura, entre outras atrações. São dezenas de opções de entretenimento que, juntas, reúnem mais de um milhão de pessoas em 38 dias de festa”, destacou. A Empetur, juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), são as organizadoras do evento.

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), criado há 15 anos, foi o primeiro evento que deu início ao costume de seguir para o interior de Pernambuco na época mais fria do ano. Realizado de 7 a 16 de julho, o FIG apresentou uma maratona de atrações, nas praças e parques da cidade.

E o charme do Festival de Inverno de Garanhuns é justamente a realização dos eventos ao ar livre. O público que foi conferir os 110 shows musicais, as 12 peças de teatro, os 36 grupos de danças, as 26 apresentações de cultura popular e as seis apresentações circenses, durante os dez dias do evento, não se incomodou com a baixa temperatura, o vento frio ou mesmo a chuva fina que, vez por outra, teimava em cair.

O ponto alto do FIG foi o show do cantor Djavan, na madrugada do dia 10. O alagoano se apresentou para um público de 50 mil pessoas, durante quase duas horas de show. A chuva intermitente não tirou o brilho da noite e nem afugentou o público, embalado com as canções românticas de Djavan.

Esta semana, a programação do Circuito do Frio prossegue com a Festa do Estudante, em Triunfo. Localizado no Sertão do Pajeú, Triunfo é um dos destinos mais concorridos do circuito. Poucos municípios têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima (a cidade está a 1.004 metros de altitude) que propicia o cultivo de flores.

O casario singelo, as antigas construções, os seculares conventos, o Cine-Teatro Guarany e a Lagoa João Barbosa são os cartões-postais da cidade. Quem abriu a festa no último sábado foi o cantor Alceu Valença, com seu show comemorativo às três décadas e meia de carreira.

MAIS FESTA - O Circuito do Frio tem continuidade em Pesqueira, no período de 28 a 30 deste mês; Taquaritinga do Norte, de 4 a 6 de agosto e Gravatá, de 11 a 13 de agosto.

Cidade de larga tradição rendeira, Pesqueira realiza há cinco anos a Festa da Renascença, justamente o nome da renda feita na região. Na programação musical, muito forró, axé-music e pop-rock.

Já a cidade das praças e das flores, Taguaritinga do Norte, comanda a Festa das Dálias. A cantora Alcione é uma das atrações da programação musical.

A 7ª Festa da Estação, em Gravatá, encerra, nos dias 11 a 13 de agosto, mais uma edição do Circuito do Frio. Localizada a 93 quilômetros da capital pernambucana, Gravatá é um dos locais mais acessíveis do evento.

Andar pela cidade, tomar chocolate quente, parar nos restaurantes tradicionais de culinária típica para comer galinha à cabidela ou buchada de bode são programas imperdíveis.

Se você ainda não decidiu o que fazer nestes últimos dias das férias, a dica é tirar as roupas pesadas do armário, seguir para Pernambuco e curtir o clima ameno do Circuito do Frio. Vale a pena conferir.

Kiko Barros
O repórter viajou a Pernambuco a convite da Empetur

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999