Balneário Camboriú

Cidade é a capital catarinense do turismo

Apenas no primeiro semestre deste ano, a cidade recebeu quase 2,5 milhões de turistas brasileiros e do exterior

Cristo Luz: monumento possui 33 metros de altura e está a 155 metros do chão. A cada dia da semana, a gigantesca estátua é iluminada por uma cor resultando em um espetáculo que atrai turistas de todo o País ( Foto: DANIEL VIANNA/MTUR )
00:00 · 23.08.2018
Com 190 metros de extensão, a Passarela da Barra Sul liga a orla ao bairro da Lagoa. A edificação substituiu as travessias de balsa do Rio Camboriú e também funciona como ponto turístico da cidade ( Foto: DANIEL VIANNA /MTUR )

Balneário Camboriú tornou-se, em apenas 54 anos desde sua fundação, um dos principais destinos do Brasil. Cada nova edificação parece ser pensada não apenas para os moradores, mas naqueles que visitam a região. Não por acaso, a cidade é conhecida como a capital catarinense do Turismo.

Com uma população estimada em 131,7 mil habitantes, Balneário Camboriú recebe, em média, 3,9 milhões de visitantes por ano. O IDH da cidade é de 0,845, segundo maior de Santa Catarina e o quarto do Brasil. Apenas no primeiro semestre deste ano, a cidade recebeu 2.480.248 turistas.

> Balneário Camboriú: destino para toda a família

Região mais badalada da cidade, a orla da Praia Central, conta, ao longo de seus sete quilômetros de extensão, com diversos bares e restaurantes especializados em culinária local e internacional. Além do ambiente descontraído e do bom atendimento, a tranquilidade para andar a pé na região, a qualquer hora do dia, é uma das características da cidade, considerada a mais segura do Sul do Brasil.

Gastronomia

A cozinha local se destaca pelos frutos do mar, em particular as ostras, camarões e a tainha, peixe característico da região. A gastronomia internacional também está presente em cada canto da cidade.

O Guacamole Cocina Mexicana, por exemplo, além dos tradicionais pratos mexicanos possui um ambiente de festa com apresentações musicais.

Já o Acqualina Bistrô, que funciona dentro do Infinity Blue Resort & Spa e é aberto ao público, conta com um ambiente privativo e seu cardápio abrange desde pratos à base de carnes nobres, frutos do mar, massas, risotos, até sobremesas finas e criativas.

Para quem quer desfrutar da gastronomia aproveitando o clima da cidade, o Passeio San Miguel é a opção. O lugar, localizado no Centro, é um boulevard que reúne restaurantes de especialidades variadas e realiza eventos culturais durante o ano inteiro. No inverno, o passeio San Miguel se destaca pelas charmosas mesinhas nas calçadas junto a aquecedores.

Arquitetura

Embora seja conhecida pelas belezas naturais, Balneário Camboriú concentra alguns dos prédios mais altos do Brasil e, com o passar dos anos, sua arquitetura acabou se tornando também um atrativo turístico. A Passarela da Barra Sul, que liga a orla ao bairro da Lagoa, substituindo desde 2016 as travessias de balsa do Rio Camboriú, tornou-se um ponto turístico tanto por sua beleza como pela vista que proporciona aos visitantes. Ao todo são 190 metros de extensão e 57 metros de altura, equivalente à de um prédio de 22 andares. Aberta durante o dia inteiro, o equipamento permite a travessia de pedestres e ciclistas gratuitamente.

Cristo Luz

Já o complexo turístico Cristo Luz pode ser visto de várias partes da cidade e atrai milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros por ano que, além da vista, buscam diversão e boa comida.

Inaugurado em 1997, o monumento possui 33 metros de altura, pesa 528 toneladas e fica em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú.

Hospedagem

Com uma rede hoteleira formada por mais de 20 mil leitos, a cidade tem acomodações para variados perfis: de grandes resorts a pequenas pousadas. Com localização privilegiada, o Infinity Blue Resort & Spa fica na Praia dos Amores, pertinho do Centro. Com atrações voltadas tanto para as crianças como para os adultos, o hotel é ideal para quem viaja com a família.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.