Joinville

Cidade das flores e tradições europeias

O paisagismo e a influência da cultura germânica encantam visitantes que chegam à cidade catarinense

00:00 · 05.10.2017
Image-0-Artigo-2305353-1
Pórtico da Rua 15 de Novembro. No próximo mês a cidade sedia a Festa das Flores
a
Estrada Bonita faz jus ao nome que tem e é um dos locais mais visitados pelos turistas interessados em curtir os atrativos rurais de Santa Catarina

Cidade mais populosa do Estado de Santa Catarina, Joinville é reconhecida nacionalmente por suas tradições europeias e por grandes eventos culturais como o Festival de Dança e a Festa das Flores.

Já na época da sua colonização, o colorido e a quantidade de flores existentes, em especial de orquídeas, chamavam a atenção dos imigrantes e daqueles que chegavam à região.

O peculiar clima quente e úmido, que favorece a florada das orquídeas, também contribuiu para que as flores fossem incorporadas à cultura de Joinville. Não demorou para que o município ganhasse o título de "Cidade das Flores".

Hoje, diversas variedades embelezam os principais cartões postais da cidade como, por exemplo, a Rua das Palmeiras, que recentemente passou por uma completa revitalização.

No novo projeto paisagístico da Rua das Palmeiras, uma homenagem especial à cidade: nos canteiros e floreiras o laranja intenso da Hemerocallis "Joinville" - variedade da flor desenvolvida pelo produtor Dario Bergman - irá encantar turistas e a comunidade durante vários meses do ano.

Caminhos encantadores

A beleza das flores está presente tanto nos pontos turísticos da área urbana, como em toda a região rural da cidade, destino imperdível para os amantes da natureza.

A Estrada Bonita é um dos locais mais procurados do roteiro rural. Em 4,5 quilômetros de extensão, o turista vai encontrar casas em estilo colonial; poderá contemplar as belezas da natureza e se aventurar por trilhas ecológicas.

Sem contar, ainda, com as delícias gastronômicas encontradas nas propriedades rurais localizadas ao longo da Estrada Bonita. Em várias delas é possível saborear um completo café colonial, salames, queijos, frios, mel, melado, pães e geleias artesanais e uma infinidades de frutas frescas.

Image-1-Artigo-2305353-1
 Nas propriedades rurais são cultivados e comercializados diversos tipos de plantas e flores. Uma atração à parte é a Casa Neitzel, com sua bela arquitetura

Festival do Hemerocallis

Até mesmo os menos entusiastas não conseguem ficar indiferentes à beleza dos campos de flores da Agrícola da Ilha, a maior produtora nacional do Hemerocallis, conhecido popularmente por lírio amarelo. Durante o ano todo, o local recebe a visita de turistas de todo Brasil e também do exterior, que se emocionam com a perfeição das flores.

Na Agrícola da Ilha, o turista pode relaxar e experimentar novas sensações no Jardim Interativo; visitar o espaço do colecionador; aprender técnicas de paisagismo; fazer trilha ecológica em área plana de Mata Atlântica; passear pelo Jardim das Águas; e ainda, comprar mudas de flores e plantas ornamentais.

Outro destaque especial da propriedade é a capela em estilo europeu e cercada por um jardim de 800 m². O espaço é destinado a eventos como casamentos e batizados e pode acomodar até 500 pessoas.

Mais informações:

79ª Festa das Flores

De 14 a 19 de novembro

Complexo Expoville

Rua 15 de Novembro, 4315, Glória - Joinville -SC

www.festadasflores.com.br

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.