Destinos nacionais

Chegada do inverno movimenta o turismo no País

Num país tropical, o frio pode ser uma atração turística. Confira os principais destinos da temporada

Poços de Caldas, em Minas Gerais, comemora a chegada das baixas temperaturas com a realização do Blues & Jazz Festival. Na cidade, um dos pontos mais procurados pelos turistas é o imponente Palace Hotel
00:00 · 07.06.2018

O Brasil é conhecido internacionalmente por seu clima tropical, belas praias, muito sol e calor. Não por acaso, quem enfrenta as altas temperaturas o ano inteiro quer mais é aproveitar a temporada de frio no País. Destinos e atrações não faltam.

Oficialmente o inverno só começa no dia 21 de junho, mas as baixas temperaturas já permitem que os turistas vistam o casaco para curtir o friozinho das serras e de outros locais que oferecem atrativos naturais, além de festivais de música e gastronomia que combinam com essa época do ano. Até agosto, os meses mais frios do ano movimentam os viajantes que curtem temperaturas amenas em várias regiões do Brasil.

O Sul do País, claro, leva vantagem. É nessa região que ficam os tradicionais destinos da estação. Embora as cidades gaúchas de Gramado e Canela sejam as mais populares nesse período, Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, também vem ganhando destaque graças às inúmeras vinícolas e seus roteiros temáticos. O Caminho das Pedras, que conta um pouco da história da colonização italiana é com certeza um dos lugares mais belos do Brasil.

Em Santa Catarina, São Joaquim e suas vizinhas da "neve", na região serrana do Estado, fazem sucesso entre os turistas que estão prontos para enfrentar os termômetros abaixo de zero e se encantar com as camadas finas de gelo que se formam nos dias mais frios.

No Sudeste, a trinca Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, é a que mais chama atenção dos viajantes. Quem gosta de banhos de cachoeiras e cavalgadas também pode optar por Penedo. A cidade fluminense, além de oferecer excelentes queijos e vinhos, exibe um toque nórdico, característico da antiga colônia finlandesa.

Em São Paulo, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, oferece baixas temperaturas e um cenário apaixonante. Aliás, a cidade é muito procurada por casais em lua de mel.

Festivais de inverno

O clima ameno também inspira a realização de festivais. Em Minas Gerais, a histórica Ouro Preto realiza, entre os dias 6 e 22 julho, o 51º Festival de Inverno, um dos mais tradicionais do Brasil. A festa conta com shows e exposições nas ruas de casario colonial e igrejas barrocas, além da tradicional cozinha mineira.

A estação termal de Poços de Caldas, também em Minas Gerais, é outro destino de inverno para quem gosta de relaxar nas águas quentes ou se aquecer nas noites com música e vinho.

O Blues & Jazz Festival, entre os dias 19 e 22 de julho, terá como palco a Antiga Estação Ferroviária de Poços de Caldas com os tradicionais chocolates, queijos e vinhos.

Já a catarinense Joinville realiza seu 36ª Festival de Dança entre 17 e 28 de julho. O roteiro turístico integra dança, cerveja, gastronomia e arquitetura alemã.

Em Blumenau, também de cultura europeia, o Festitalia, em julho, e Sabores de Santa Catarina, em agosto, são dois festivais dedicados à culinária durante o inverno, e seguem o clima do Internacional Beer Festival, no final de junho, para quem quiser antecipar o espírito da Oktoberfest, a maior de todas as festas do estado, que acontece em outubro.

Inverno nordestino

E quem disse que o Nordeste fica de fora desse calendário? Na região, embora as quatro estações do ano se confundam com o verão, também há destinos para se curtir o friozinho do inverno.

O turista que gosta de fugir do óbvio poderá subir a serra de Gravatá, a 84 Km de Recife, ou seguir viagem até Garanhuns, no interior de Pernambuco, e se deliciar com o clima frio e atrações quentes nas noites do inverno.

Em sua 28ª edição, o Festival de Inverno de Garanhuns, de 19 a 28 de julho, é considerado um dos principais eventos culturais do Estado e atrai turistas de todo o Brasil.

Eventos

Ouro Preto (MG)

51º Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

De 6 a 22 de julho

festivaldeinverno.feop.com.br

Poços de Caldas (MG)

Blues & Jazz Festival

De 19 a 22 de julho

www.bluesjazzpocosdecaldas.com

Joinville (SC)

36ª Festival de Dança

De 17 a 28 de julho

festivaldedancadejoinville.com.br

Blumenau (SC)

25ª Festitália

Dias 13 a 22 de julho

turismoblumenau.com.br

Festival Sabores de Santa Catarina

Dias 3 a 8 de agosto

turismo.sc.gov.br

International Beer Festival

Dias 21, 22 e 23 de junho

www.blumenaubeerfestival.com.br

Garanhuns (PE)

28º Festival de Inverno de Garanhuns

Dias 19 a 28 de julho

www.cultura.pe.gov.br

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.