Homenagem

Ceará é destaque no Salão do Artesanato

O trabalho de artesãos cearenses cadastrados na Ceart foi apresentado para mais de 80 mil pessoas, em Brasília

Artesãos cearenses mostraram, ao vivo, como produzem peças de diferentes tipologias. A renda de bilro foi um dos destaques
00:00 · 12.04.2018 por Marlyana Lima - Editora
Estande do Ceará no 10º Salão do Artesanato exibiu artigos de 72 entidades

A riqueza do artesanato cearense encantou os participantes do 10º Salão do Artesanato, realizado em Brasília, de 4 a 8 de abril. O Estado foi o homenageado especial deste ano. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA), Amanaci Diógenes, estiveram presentes na abertura do evento.

No estande de 155m², o trabalho de artesãos cearenses cadastrados na Central de Artesanato do Ceará (Ceart) foi apresentado a mais de 80 mil visitantes que passaram pelo Parque da Cidade para conferir as diferentes expressões da cultura popular produzida nas cinco regiões brasileiras.

No total, 1.820 expositores representantes de 72 entidades artesanais e grupos produtivos de 62 municípios cearenses foram beneficiados com a venda de 3.500 produtos artesanais nas 16 tipologias artesanais do Ceará, como areia colorida, argila, fibras vegetais, madeira, papel, metais, fios e tecidos (renda de bilro, labirinto, filé, tecelagem, crochê e bordado), dentre outras.

Durante o evento, seis mestres artesãos mostraram sua expertise, ao vivo, na produção de artigos em couro, madeira, fibra vegetal, fio e tecido na técnica da renda de bilro e areia colorida. A gastronomia também ganhou destaque com a apresentação de pratos típicos.

Diversidade

O Salão do Artesanato é considerado a maior vitrine de produtos artesanais brasileiros e abriga exposições de mais de 400 artesãos, representando 19 estados e o Distrito Federal. Para a coordenadora-geral de Turismo Responsável, do Ministério do Turismo (MTur), Gabrielle Nunes, a feira tem papel fundamental não só para mostrar as diferentes culturas existentes no País como também vai fomentar o turismo.

"Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco do que há de melhor nos estados e esse fato pode incentivá-los a visitarem nossos destinos", explica.

Atrativo

O artesanato é um dos principais itens de incremento ao turismo. A arte manual, exposta em todos os destinos turísticos e adquirida pelos viajantes, gira a economia local e promove a divulgação dos atrativos brasileiros. Afinal, as lembrancinhas compradas pelos turistas já fazem parte da lista de presentes durante as viagens. É como se um ícone do destino ou pedaço do atrativo fosse levado pelo turista.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.